Faesc, Senar/SC e Cidasc capacitam profissionais para emissão de Guia de Trânsito Animal

0
1371

Chapecó- O trânsito de animais requer uma série de medidas de controle sanitário, dentre elas está a Guia de Trânsito Animal (e-GTA). Com o objetivo de capacitar assistentes administrativos e dirigentes dos Sindicatos Rurais na emissão eletrônica da e-GTA, conforme o Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinenses (SIGEN), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), promovem treinamento sobre Emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA)  em Chapecó.

O treinamento  ocorrerá hoje (13), a partir das 8 horas, no auditório do Mogano Premium Hotel, ministrado pelos técnicos da Cidasc Eduardo Oda Seifert, Cirio Vieira e Amaro José Loch. Uma primeira turma foi capacitada ontem (12), no mesmo local.

Serão abordados durante o treinamento, os objetivos da Guia de Trânsito Animal, orientações gerais para uso do Sistema de Defesa Sanitária Animal, propriedades com atividades de pecuária e unidade de exploração. Os técnicos explanarão ainda, sobre a saída de animais, pesquisas de GTAs já registradas, cancelamento de GTA, entrada de animais e inventário de propriedades. O encerramento está previsto para as 17 horas.

“Esse treinamento é resultado de uma importante parceria entre o Sistema Faesc/Senar-SC e a CIdasc, entidade em Santa Catarina que é responsável por subsidiar e fiscalizar o cumprimento da legislação sanitária no que diz respeito ao trânsito de animais, com o objetivo de capacitar os assistentes administrativos dos Sindicatos Rurais para atender as demandas dos produtores rurais quanto a emissão do GTA”, destaca o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo.

O presidente ressalta que no treinamento também haverá a participação dos instrutores do Senar/SC que ministram os treinamentos em emissão de e-GTA para os produtores e trabalhadores rurais. “O intuito é promover uma atualização de conteúdo e metodologia afim de atender melhor cada vez mais nossos produtores”.   (MB Comunicação)