consultoria vsd

Xanxerê- Na quarta-feira, dia 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. A data nos remete a uma pergunta importante: quando foi a última vez que você aferiu a sua pressão? Muita gente não leva a sério, mas as maiores causas de morte, em todo o mundo, são as doenças cardiovasculares e a hipertensão arterial – popularmente conhecida como pressão alta – é o principal fator de risco na maioria dos casos. Para falar sobre o assunto e conscientizar a população o Hospital Regional São Paulo – ASSEC, de Xanxerê, vai desenvolver uma atividade especial na Praça Tiradentes.

A ação inicia a partir das 14 horas e se estende até às 17 horas. Profissionais do HRSP vão prestar informações sobre os cuidados para a prevenção da Hipertensão Arterial. Haverá ainda a aferição da pressão de quem participar e a distribuição de material informativo. A ação é uma iniciativa da Comissão de Educação Permanente do HRSP.

O intuito da ação é conscientizar a população sobre os cuidados simples do dia a dia que podem prevenir a doença. “Vamos fazer orientações nutricionais em relação, principalmente, ao consumo de sódio. A Organização Mundial da Saúde orienta que o consumo não deve ultrapassar 5 gramas por dia, porém o brasileiro consome o dobro do recomendado ”, explica a nutricionista Suellienn Centenaro.

 

Hipertensão Arterial

Atualmente, para uma pessoa ser considerada hipertensa e começar o tratamento, sua pressão arterial deve ser maior ou igual a 140/90 mmHg, ou, popularmente conhecida como 14/9.  A Hipertensão é muito comum, acomete uma em cada quatro pessoas adultas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, estima-se que em torno de 25 % da população brasileira seja hipertensa, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.

A Hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.

Prevenção

A prevenção da doença passa por cuidados simples do dia a dia. Veja abaixo os “Dez mandamentos para prevenção e controle da pressão alta”:

– Meça a pressão pelo menos uma vez por ano;

– Pratique atividades físicas todos os dias;

– Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;

– Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;

– Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;

– Abandone o cigarro;

– Nunca pare o tratamento, é para a vida toda;

– Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde;

– Evite o estresse;

– Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer. Ame e seja amado.

Sintomas

Os sintomas de pressão não se manifestam em todos os pacientes, mas podem incluir:

– Dor na nuca;

– Dificuldade para respirar;

– Visão embaçada;

– Dor no peito.
Se caso o paciente comece a apresentar estes sintomas, ele deve ser levado ao médico para avaliação. Entretanto, é normal que a pressão arterial aumente em situações como susto, noite mal dormida, após uma discussão ou durante e após a atividade física.

A hipertensão é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Somente seu médico ou profissional da saúde poderá determinar qual o melhor método para cada paciente.