O Dia das Mães movimenta o comércio desde o início de maio em Santa Catarina, mas é nesta semana que as vendas devem aumentar, alegrando assim lojistas e também as mamães catarinenses. Conforme pesquisa de Intenção de Compras para o período, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades, o gasto médio deste ano deve ser R$ 165,77 por consumidor, valor 3,7% maior do que o prospectado em 2016 (R$ 159,89).
A relativa estabilidade deste gasto está vinculada à condição financeira das famílias: 34,6% declararam estar em situação igual a do ano anterior, 34,4% apontaram que está melhor e 31% afirmaram que estão pior.
Apesar de os números apontarem que os catarinenses ainda não recuperaram o poder aquisitivo de 2015, o movimento previsto anima os empresários do setor, de acordo com o presidente da Federação, Bruno Breithaupt. “A expectativa é de variação positiva no gasto médio, mas o setor está realista de que ainda não teremos a recuperação esperada no volume de vendas e faturamento. Apostar em promoções, formas de pagamento diferenciadas e bom atendimento continua sendo o tripé para melhorara a experiência de compra e conquistar os clientes, especialmente em um período de orçamento apertado”, afirma.
A amostra da pesquisa foi de 2.011 pessoas entrevistadas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.
Comportamento do consumidor no Oeste
Segundo a pesquisa, o consumidor do Oeste procura por promoção (42%), atendimento (27%) e bom preço (22%). Para garantir o melhor custo/benefício, os filhos devem bater perna: 76,1% dos entrevistados pretendem fazer pesquisa de preço antes de escolher o presente. A data deve ser comemorada na casa dos familiares (81,7%), enquanto 9,6% planeja ir ao restaurante ou ficar em casa (6,6%).
A opção de pagamento mais lembrada foi dinheiro (74,4%), parcelamento no crédito (14,3%) ou no crediário (8%). Os dados são considerados positivos pelo mercado e podem influenciar nos níveis de endividamento e inadimplência nos próximos meses.