GEAAX organiza palestra de Lídia Weber no Dia Nacional da Adoção

0
2354

Xanxerê- Com o tema “A criança que você deseja para filha”, uma palestra comemorativa ao Dia Nacional da Adoção será apresentada em Xanxerê, na próxima quinta-feira, dia 25, ministrada pela psicóloga e doutora Lídia Weber. A programação é oferecida pelo Grupo de Estudo e Apoio a Adoção de Xanxerê – Amigos da Criança (GEAAX), a partir das 19h30, na Unoesc, no auditório do Bloco E.

De acordo com o presidente do GEAAX, Ivan Durand Junior, em contato com a psicóloga, ela questionou qual seria o assunto de interesse do grupo, então foi solicitado a abordagem da expectativa vivida pelos pais que aguardam na fila da adoção e a idealização do filho adotivo. “A doutora Lídia Weber é uma das maiores autoridades no assunto adoção e fará uma palestra abordando essa temática da expectativa dos pais e a criança que é idealizada na mente desses pais que estão na fila, além disso, tratará sobre a adaptação da criança idealizada para a criança real”, argumenta.

Outro assunto que também deverá ser abordado é o relacionamento entre pais e filhos adotivos.

Sobre o GEAAX, Durand Junior ressalta que o principal objetivo é oferecer aos integrantes um grupo de estudo, sempre contando com o trabalho e palestras de profissionais que possam auxiliar na estruturação das famílias.  “Salientamos sempre a importância da participação de famílias que já tenham adotado seus filhos, dividindo suas experiências com os pais que ainda estão na fila”. Hoje, o grupo realiza reuniões a cada dois meses com a participação de aproximadamente 30 pessoas, entre famílias que estão na fila, pais que já adotaram e profissionais voluntários.

A palestrante Lídia Weber é psicóloga, mestra e doutora em Psicologia Experimental (USP) e pós-doutora em Saúde e Desenvolvimento Humano (UnB). Lídia é autora e organizadora de 11 livros, entre eles “Eduque com carinho: equilíbrio entre amor e limites” e “Pais e filhos por adoção no Brasil: características, expectativas e sentimentos”, e mais de 150 artigos científicos.