consultoria vsd

Hospital Regional São Paulo organiza campanha interna de doações neste mês

Xanxerê- Nesta quarta-feira, dia 14, se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. Cerca de 1,7% dos brasileiros têm por hábito a doação e conhecem a importância deste gesto solidário. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para que o país mantenha seus estoques deveria ter entre 3% e 5% da população doando sangue anualmente. Para estimular esse gesto e ajudar na manutenção dos estoques, o Hospital Regional São Paulo – ASSEC, de Xanxerê, organiza uma campanha para o fim de junho.

É importante destacar que uma única doação pode salvar até quatro vidas. Conforme a coordenadora da Agência Transfusional, enfermeira Josilene Martinelli, o Hospital Regional São Paulo, atualmente tem uma grande demanda de transfusões de sangue, em função da alta complexidade em cirurgias cardiovasculares. “Necessitamos de todos os tipos de sangue para que nossos estoques supram a demanda que precisamos, que é em média de 350 bolsas por mês”, explica.

Para suprir a demanda do Hospital e incentivar as doações, o HRSP desenvolve campanhas internas e externas. Para o dia 27 de junho a Agência Transfusional organiza uma campanha interna, onde colaboradores do HRSP e voluntários já cadastrados são incentivados a irem até o Hemocentro para as doações.   “Nessas campanhas internas, em que encaminhamos os doadores ao Hemocentro, nós disponibilizamos o transporte. Isso ocorre a cada dois meses. Há ainda campanhas externas aqui mesmo no município onde conseguimos um número maior de doadores e são realizadas duas vezes ao ano”, complementa a enfermeira.

Para participar das campanhas basta entrar em contato com o Hemosc de Chapecó ou com a Agência Transfusional do HRSP, pelo telefone 3441-7760.  Doadores de qualquer tipo sanguíneo são aceitos. “Mais que importância, caracterizo a doação de sangue como um ato de amor, ajudar ao próximo, pois nunca sabemos quando nós ou algum familiar nosso irá precisar receber sangue ou derivado. Dependemos apenas de doações para salvar vidas”, frisa Josilene.

As doações regulares são fundamentais, pois os hemocomponentes possuem prazo de validade. No Hemosc, o material doado é conservado em soluções anticoagulantes e preservantes, o que permite uma validade entre 21 a 42 dias para hemácias, e 5 dias para plaquetas.  Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias. Além disso, vale frisar que o sangue humano e seus componentes são insubstituíveis, não sendo possível a fabricação de substitutos eficientes para supri-los em caso de falta.

Junho Vermelho

O mês de junho em Santa Catarina é destinado à conscientização da população sobre a importância de doar sangue. O “Junho Vermelho” foi instituído pela Lei n. 16.694, regulamentada pelo Governo do Estado em 2015. A campanha visa conscientizar a população sobre a importância de ser um doador regular e estimular e captar doadores de sangue no inverno, época em que os estoques costumam reduzir.

Durante a doação é a retirado aproximadamente 450 mL de sangue. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador. Todo o processo da doação de sangue leva em torno de 55 minutos, não dói, nem prejudica a saúde do doador.

O que é necessário para doar?

– O doador precisa ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

– Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

– O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

–  O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

– Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

– Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.

– Ter repousado bem na noite antes da doação;

– Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;

– Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

– Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Mulheres podem realizar até três doações no ano. Já os homens podem doar quatro vezes no mesmo período.

Não pode doar sangue:

– Quem fez cirurgia recentemente;

– Estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas 4 horas;

– Tomou bebida alcóolica há menos de 12 horas;

– Fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 6 meses;

– Teve gripe ou febre nos últimos 07 dias;

– Teve hepatite viral após 11 anos de idade;

– Estiver grávida ou amamentando;

– Usado determinados tipos de medicamentos e uso de drogas ilícitas;

– Teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;

– Não tiver dormido pelo menos 6 horas na noite anterior da doação.

 

Foto: Alexandre Carvalho