Representante da UNA Xanxerê faz avaliação da 2ª Parada LGBT do Oeste Catarinense

0
646
Portal Garagem – Em breve

Xanxerê- A 2ª Parada de Luta LGBT do Oeste Catarinense foi realizada no último sábado (17), em Chapecó, reunindo cerca de 1500 pessoas e contou com a participação de uma caravana de Xanxerê com mais de 50 participantes. Segundo o representante da UNA -LGBT Xanxerê, Mário Antonio Harres Filho, a avaliação desta edição é positiva e mostra crescimento comparado com o último ano. “Estive na Parada do ano passado e esta teve mais gente, umas 500 pessoas a mais praticamente. Aqui de Xanxerê, fizemos uma caravana com mais de 50 pessoas, isso sem falar naquelas que eu não tinha conhecimento e estavam lá”, relata.

Para Mário, as pessoas estão entendendo a luta e participando cada vez mais. “Penso que um bebê nasce e cresce ano a ano, e assim é a nossa Parada. Tenho certeza que a terceira será maior que a segunda, assim como a segunda foi maior que a primeira”, avalia.

Com o lema: “TRANSformando a cidade”, Mário explica que a 2ª Parada de Luta LGBT do Oeste Catarinense procurou fazer referência à visibilidade trans. “Como sabemos, as travestis, homens e mulheres trans, estão entre as populações que mais morrem em nosso país, vítimas de violência. Junto com essa pauta, também fizemos críticas contundentes ao cenário político brasileiro, incluindo as reformas que atingem a população de modo geral e que atingem direta e cruelmente a comunidade LGBT, que hoje já sofre para ser inserida no mercado de trabalho, imagina se essas reformas forem aprovadas. Enfim, o evento foi importante para se entender como LGBT, lutar por mais direitos e ser agente de mudança, além de estar na luta por uma sociedade mais coletivista para todas as pessoas”, conclui.