Membros do Geaax participam de debate com juiz da Vara da Infância

0
1131
consultoria vsd

Xanxerê- Na última reunião do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Xanxerê- Amigos da Criança – Geaax, realizada na noite da última quarta-feira (05), no City Hotel, os presentes participaram de uma apresentação e debate com o Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Xanxerê, Christian Dalla Rosa.

A apresentação tratou de aspectos relativos a entrega das crianças para adoção e do processo de destituição familiar, que são as duas formas que uma criança pode ser “disponibilizada” para adoção por uma família substituta.

De acordo com o presidente do Grupo, Ivan Durand Junior, entender o processo do ponto de vista do Judiciário é muito importante para as pessoas que estão na fila de espera. “A reunião foi muito boa, muito esclarecedora. O doutor Christian foi muito feliz nas suas colocações e na apresentação do processo, do ponto de vista do Judiciário, do juiz, mostrando aos presentes que no momento da decisão da entrega das crianças pela mãe ou no momento da destituição do poder familiar, a prioridade é a criança e todos os esforços serão realizados no sentido da proteção da criança”.

Ainda de acordo com Durand, entender o processo ajuda a compreender a demora. “Nós que estamos na fila, temos que lidar com a ansiedade, pois a gente não vê a barriga da mãe crescendo, num prazo de nove meses. Nós lidamos com o incerto e com o invisível e isso cria em nós essa ansiedade, mas a partir do momento em que se conhece o processo, fica mais fácil compreender e lidar com essa mistura de sentimentos”.

Cesar Augusto Furtado, pretendente a pai adotivo, elogiou a apresentação e o debate. “Foi muito bom, porque o doutor Christian falou o que a gente precisava ouvir, sem rodeios, de forma clara e direta”.