consultoria vsd

Saiba como proceder se acaso uma das aves surgir em sua residência

Passos Maia- Mais 30 papagaios-de-peito-roxo foram soltos no final de junho no Parque Nacional das Araucárias (PNA), área de preservação ambiental entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada. Desde o início do projeto de reintrodução da espécie, em 2010, esta foi a quinta soltura realizada, totalizando 113 aves.

O trabalho é conduzido pelo Instituto Espaço Silvestre. A bióloga Vanessa Tavares Kanaan é responsável por coordenar o projeto e pede que os próprios moradores ajudem a cuidar a espécie. Segundo ela, os papagaios soltos eram vítimas do tráfico de animais silvestres. “[Eles] ganharam o direito de viver livre novamente após um longo período de reabilitação e agora precisam da ajuda de todos para se adaptarem ao novo ambiente”.

Vanessa lembra que os papagaios podem inclusive aparecer nas residências dos moradores da região em torno do parque, e dá dicas de como proceder: “Não pegue ou prenda o papagaio; Não ofereça alimentos industrializados, como bolo, café ou pão; Se quiser, faça um comedouro para aves longe da casa e coloque frutas e sementes como pinhão; Evite contato, pois ele pode transmitir doenças e machucar; Fotografe, se possível, anote o local e a data”.

No caso de dúvidas sobre o que fazer diante da aparição de algum papagaio, a população também pode entrar em contato direto com o Instituto Espaço Silvestre. O WhatsApp é (49) 99805-3989. Outras informações também estão disponíveis no site da ONG.

 

 

Fotos: Vanessa Tavares Kanaan