Associação Beneficente Voluntários de Madre Bernarda abre inscrições para novos membros

0
1026
consultoria vsd

Xanxerê- Estão abertas as inscrições para novos voluntários da Associação Beneficente Voluntários de Madre Bernarda, que administra a Casa de Acolhida e auxilia pacientes internados no Hospital Regional São Paulo – ASSEC, de Xanxerê. O período de inscrições se estende até o dia 21 de julho. Na sequência, os novos voluntários devem passar por uma capacitação.

Conforme a presidente da Associação Beneficente Voluntários de Madre Bernarda, Vânia Orssatto, pode se inscrever qualquer pessoa que tenha disponibilidade de atuar voluntariamente no auxílio a pacientes e demais atividades do grupo. “Os voluntários atuam em prol dos pacientes que estão internados no hospital. Além do suporte afetivo, com visitas diárias, também auxiliamos com roupas, calçados, fraldas e material de higiene para as pessoas que não têm condições de adquirir”, explica.

Vânia reforça ainda que os voluntários trabalham para a manutenção da Casa de Acolhida Madre Bernarda, residência onde ficam os acompanhantes de pacientes que são de outros municípios ou que residem no interior de Xanxerê. “Trabalhamos para a manutenção da casa, desde as despesas mensais até os alimentos que são disponibilizados para que os hóspedes possam preparar as refeições diárias. Tudo para o hóspede é disponibilizado gratuitamente, eles apenas nos auxiliam com os afazeres domésticos na residência.  Além disso, como nos mantemos com doações da comunidade, são os voluntários que fazem o trabalho externo de coleta do material e triagem das peças que serão destinadas aos pacientes carentes ou para o Brechó, que ajuda a arrecadar fundos para a associação”.

Para se inscrever basta entrar em contato com a assessoria de imprensa do HRSP pelo telefone (49) 3441-7782 ou encaminhar um e-mail para imprensa@hrsp.com.br.

Capacitação

Para prestar o serviço voluntário nas dependências do Hospital é necessária uma capacitação, que será dividida em três partes: na primeira, no dia 31 de julho, serão abordados os temas “Como ser voluntário numa Instituição Hospitalar; Ética”, “Orientações de Enfermagem” e “Orientações de Nutrição e Dietética”; no dia 08 de agosto os inscritos vão receber orientações da “Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)”, “Recepção” e “Atendimento”. No último dia de capacitação, 14 de agosto, haverá “Orientações Gerais de Voluntários/Estatuto/Regimento Interno”, “História Santa Maria Bernarda; História Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora; História do Hospital/ASSEC; Perspectivas do Hospital”; e fechando com o tema “Vivência”.

As orientações serão repassadas por colaboradores do Hospital Regional São Paulo e pela presidente da Associação de Voluntários. Nos três dias a capacitação será realizada no Auditório do HRSP, com início a partir das 19h.