Começa o Segundo Desafio Nacional de Resgate, em Chapecó

0
1006
consultoria vsd

Chapecó- Imagine um acidente de trânsito com veículos amassados, pista interrompida, estruturas colapsadas, curiosos e vítimas feridas. É exatamente este o cenário montado dentro do Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó, para que os competidores possam atuar no 2°Desafio Nacional de Resgate. As provas começaram na manhã desta sexta-feira, 13, e seguem até sábado, 14. As atividades são transmitidas ao vivo pela fanpage do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

O desafio consiste em resgatar as vítimas, dentro de um tempo específico e usando os protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e extricação. Participam das provas 20 equipes, que somam 150 competidores, entre bombeiros militares, voluntários ou profissionais de resgate, oriundos de vários estados brasileiros. Para montagem dos cenários, estão sendo preparados e amassados mais de 40 veículos. Alguns carros novos foram doados pela Renault do Paraná e outros são oriundos de apreensões feitas pela Receita Federal.

As equipes competem nas modalidades Complexa e Standard. A diferença das modalidades acontece pelo cenário montado, número de vítimas e gravidade dos ferimentos simulados. Na modalidade Standard, o resgate é de uma vítima consciente ou com ferimentos mais leves, que deve ser resgatada em 20 minutos. Já na categoria Complexa, são duas vítimas, em estado grave, que podem estar em um ou dois veículos e devem ser resgatadas em no máximo 30 minutos. Todas as equipes competem nas duas modalidades. Mas, somente ficam sabendo de qual situação enfrentarão quando entram no parque e se deparam com o cenário de acidente já montado.

O objetivo da competição é preparar e estimular a atualização constante dos bombeiros e profissionais de resgate nas técnicas de extricação (retirada das vítimas das estruturas colapsadas) e atendimento pré-hospitalar de vítimas. As duas equipes vencedoras da competição em Chapecó participam da final mundial World Rescue Challenge, em agosto, na Romênia.