Passos Maia aguarda posicionamento da Casan sobre construção de estação de tratamento

0
987
consultoria vsd

Passos Maia- A construção de uma estação de tratamento de esgoto, que deve resolver o problema de falta de saneamento básico no Bairro Nilde Bresciani, é prioridade para a administração municipal de Passos Maia. O prefeito Leomar Listoni já apresentou um pré-projeto da obra em visita ao escritório estadual da Casan na última semana, em Florianópolis.

Estimada em R$ 400 mil, a estação é prevista em uma área próxima ao bairro, com tubos ligando o esgoto das moradias até a unidade. “Muitas casas têm problemas sérios de saneamento básico. Como os lotes são pequenos e o chão desnivelado, acaba tendo o problema de um lote dar vazamento no outro. Em alguns terrenos não há nem o espaço para a secagem das fossas. É um problema crônico”, aponta Listoni.

A administração municipal elaborou um projeto preliminar para estimar a obra. Nesta semana, durante a passagem do presidente estadual da Casan pela região, o prefeito reforçou o pedido para a execução do projeto, que prevê a construção de uma estação de tratamento de esgoto com capacidade para atender 120 casas.

“Mostramos as necessidades à Casan através de imagens, do projeto em si, e vamos trabalhar para conseguir os recursos. Não prometi e não estou prometendo resolver, mas estou fazendo um esforço. Já gastamos recursos públicos no projeto, e vamos tentar viabilizar a obra junto à Casan”, assegura Listoni.

O Bairro Nilde Bresciani possui atualmente cerca de 90 residências, mas há previsão de construção de outras 30 casas em um novo loteamento ao lado. Os novos imóveis também seriam atendidos pela mesma estação. O município agora espera um parecer por parte do setor de análises da Casan para dar continuidade ao projeto.