consultoria vsd

Xanxerê- Na manhã deste sábado, dia 15, a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar, realizou uma mobilização para retomar as atividades da feira livre que acontece nas manhãs de quarta-feira e sábados, em Xanxerê, denominado de Feirão da Agricultura Familiar.

O objetivo do evento é fortalecer o trabalho realizado na feira para a comercialização da produção dos pequenos agricultores familiares, através da divulgação da feira e da parceria com entidades públicas e privadas.

Além da diversidade de produtos e da grande participação dos produtores, os consumidores que visitaram a feira foram recebidos com um café colonial, que passará a fazer parte das atrações da feira.

De acordo com Luiz Eduardo Scanagatta, presidente da Cooperativa, o trabalho precisa ser retomado com mais força para atender tanto aos produtores quando às necessidades dos consumidores. “A feira livre sempre está funcionando toda quarta e sábado, no período da manhã. Há algum tempo tivemos alguns problemas na adequação dos produtos para atender a legislação vigente, então resolvemos retomar a feira de uma forma mais forte, agora adequada à legislação e às normas da Vigilância Sanitária. Hoje estamos fazendo este evento, trazendo mais de 15 produtores, com uma grande variedade de produtos, com preços competitivos. A ideia é fazer com que o consumidor veja os nossos produtos e se torne um frequentador mais ativo da feira, e também motivar o produtor para participar sempre”.

Para atender aos objetivos da Cooperativa e dos produtores, diversas entidades estão envolvidas com o projeto, como explicou Edson Zape, secretário Municipal de Agricultura de Xanxerê. “Nós já estamos nos reunindo há cerca de 60 dias com diversas entidades, como a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, a Cidasc, a Epagri, o Sebrae e o Ministério Público, para solucionar todas as dificuldades enfrentadas pela Cooperativa e pelos produtores da agricultura familiar para manter o funcionamento da feira livre. Estamos encaminhando um projeto para um mini abatedouro de aves, já temos o parceiro para investir. Assim os produtores poderão abater suas aves e trazer para comercializar aqui na feira, tudo dentro da legislação e das normas de sanidade, com fiscalização e higiene. Também estamos finalizando um convênio, que dentro de alguns dias já deve estar em funcionamento, onde será disponibilizado um furgão com câmara fria, balanças e computadores para utilização dos agricultores aqui na feira”.

Mas para tudo isso funcionar precisa estar de acordo com a legislação. O presidente da Câmara de Vereadores, Adriano de Martini, explicou o trabalho que a Câmara de Vereadores está realizando junto com o Ministério Público para fazer as devidas adequações na legislação municipal. “Estamos acompanhando há longa data o trabalho da Cooperativa e da feira livre, já realizamos diversas reuniões para tratar exclusivamente desses assuntos. E agora a Cooperativa retorna fazendo esse grande feirão para trazer à comunidade produtos de qualidade e dentro da legislação. Nós estamos trabalhando para flexibilizar a legislação, principalmente no processo burocrático. Também há o interesse do Ministério Público no sentido de buscar essa flexibilização, respeitando os requisitos mínimos de sanidade, mas dando condições aos produtores de comercializar seus produtos. Estamos discutindo no Conselho do Plano Diretor algumas alterações na legislação atual, relativas às áreas rurais para que não tenha tanta burocracia e exigências para o produtor conseguir construir seu espaço. Temos representantes da Câmara no Conselho e logo virá uma minuta de um projeto de lei que será votado, após uma audiência pública, e assim que chegar vamos dar celeridade para atender a demanda dos agricultores”.