Festa Julina movimenta o Parque da Femi

0
1069
consultoria vsd

Xanxerê- A Festa Julina Municipal estava agendada para iniciar a partir das 20 horas deste sábado (22), mas muitas famílias já estavam no local desde às 15 horas, quando a Vila Julina foi aberta. A criançada e muitos adultos puderam aproveitar a tarde de sol quente, além das brincadeiras e os pratos típicos da festa de São João. Os produtos eram comercializados por entidades parceiras da Administração Municipal em barraquinhas montadas no pavilhão central do Parque da Femi.

Vestido à caráter, o diretor de Cultura, Diego Gonçalves, que acompanhava toda a movimentação, explica que a festa é uma tentativa de resgatar algo que aconteceu em administrações passadas do prefeito Avelino Menegolla, com a ideia de fazer uma movimentação cultural, tendo o envolvimento de entidades da área. “Nós temos muitas festas juninas no município, mas a ideia é essa, é fechar as comemorações e o calendário de festas juninas e, se der certo, queremos que vire tradição”.

Diego explica que cada entidade envolvida, entre elas: Banda do Bucha, Grupo de Dança Expressão Corpo e Arte, Laços de Afeto-Associação Fraterna, Moto Clube- Ninho da Cascavel e Coral Vozes da Campina, puderam vender as comidas típicas da festa, auxiliando assim nas atividades realizadas durante todo o ano de cada grupo. “São aproximadamente 13 entidades, que estão cadastradas no sistema de cultura, então abrimos um edital, e como estão cadastradas, cada uma optou por um produto para comercializar, além de terem ficado responsáveis pela decoração do local. E a ideia é essa, fomentar a cultura, mas com um custo baixo e que chame a comunidade para que participe”.

Os pontos altos da festa ficaram por conta do casamento caipira, apresentado pelo grupo Teatro Excelsior, e a fogueira, montada próximo do milhão e que foi acesa depois das 21 horas. “A fogueira foi uma sugestão do próprio prefeito Avelino, que inclusive trabalhou muito para isso, e apostamos no movimento cultural que o evento representa”.

Colaboração: Cleidi Bertan