Associação de Haitianos quer melhorar adaptação de seus integrantes

0
962
consultoria vsd

Xanxerê– Uma reunião entre a Associação dos Haitianos de Xanxerê, o assessor jurídico da Prefeitura, Adriano Conti, a secretária de Assistência Social, Ivone Sirino, e equipe da Secretaria, foi realizada na terça-feira (1º de agosto), na sede da Câmara Municipal.

O encontro foi coordenado pelo presidente Adriano De Martini e contou com a participação do vereador Luiz Augusto Ceni.

Inicialmente, o presidente da Associação dos Haitianos de Xanxerê – AHXA,  Louis Saine Bernadel, afirmou que a entidade reúne pessoas nativas do Haiti e está preocupado com a adaptação e conhecimento da língua brasileira, o que motivou a reunião.

Bernadel passou informações sobre a entidade confirmando que hoje 71 pessoas do Haiti moram com famílias e amigos em casas alugadas em Xanxerê, sendo que destes, um total de 20 estariam desempregados.

“Queremos sensibilizar as empresas pois a vinda ao Brasil, foi para cumprir acordo dos governos e o trabalho melhora a adaptação”, afirmou.

Para a Secretaria de Assistência Social, a melhor proposta neste momento seria um cadastro de todos os membros da Associação para poder auxiliar, e este trabalho de acesso acontece nos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social.

A secretária Ivone ainda citou que “cursos técnicos ou profissionalizantes podem ser ofertados pelo município em parceria com outras entidades, especialmente para as mulheres destes trabalhadores”.

Adrianinho por sua vez enalteceu: “um início para melhorar a comunicação, ou seja, o entendimento da língua no Brasil, já iniciou e agora se busca parceria no município, com reunião em entidades, troca de ideias para interagir em todas as áreas necessárias”, afirmou o presidente da Câmara.

Foi definido para o próximo dia 20 de agosto, um domingo, às 15 horas, uma reunião com os membros da Associação, para um levantamento e o cadastro, tendo por local a sede da Câmara Municipal.