consultoria vsd

Xanxerê- Quem passou pelo cruzamento da rua Coronel Passos Maia com a rua Antônio Vitório Giordani, onde havia o antigo terminal urbano, percebeu que a rotatória foi retirada.

A coordenadora do Departamento Municipal de Trânsito (Demut), Clarice Beatriz Serena, explicou que a referida rotatória foi instalada no local em caráter experimental há cerca de dois anos, porém, não estava surtindo o efeito necessário devido ao grande fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico, além de não atender as necessidades de mobilidade urbana. “Estamos com alguns projetos para uma nova rotatória, localizada em frente a lojas Catarinense, ou no mesmo local onde estava a antiga, mas dentro dos padrões do Código Brasileiro de Trânsito. Porque foi retirada a rotatória em frente ao Brasão, porque ela estava com a estrutura e a sinalização fora dos padrões exigidos pelo Código Brasileiro de Trânsito, além do alto índice de colisões que estavam acontecendo no local. Para quem passa lá não tem a noção, mas nós que acompanhamos, percebemos que o número de acidentes mostra que alguma coisa está errada. Agora estamos fazendo um novo estudo para ver o que vamos fazer naquele trecho, que nós não podemos obstruir o transporte coletivo, que é a prioridade da mobilidade urbana”.

O capitão Vilte, comandante da Companhia de Policia Militar de Xanxerê, confirmou as irregularidades e sugeriu alterações que podem surtir efeito no local. “Pelo que prevê a legislação, nós não reconhecemos aquela estrutura como uma rotatória, porque está totalmente fora dos padrões, bem como a sinalização, porém, o órgão responsável pela organização do trânsito no município é a prefeitura, a PM apenas fiscaliza. Sabemos que a prefeitura está viabilizando algum estudo para aquele ponto e nós já apresentamos ao Conselho Municipal de Trânsito nossa sugestão. Para nós, o ideal é o sentido único inverso das ruas Coronel Passos Maia e a Victor Konder, isto é, a Passos Maia em um único sentido até próximo à rua 27 de Fevereiro e a Victor Konder em mão única no sentido contrário”.