consultoria vsd

Xanxerê-  Acontecerá no dia 22 de setembro, no Anfiteatro da Unoesc, a palestra “Abuso Sexual: Uma síntese da experiência e pesquisa do Laprev (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência)”, com a Dra. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. A palestra é aberta ao público e está programada para às 19 horas. O evento é organizado pelo Hospital Regional São Paulo, curso de Psicologia da Unoesc Xanxerê e o Fundo da Infância e Adolescência.

O evento também faz parte do II Congresso de Psicologia, Saúde e Ambiente e VII Semana Acadêmica de Psicologia, que conta com uma programação maior. Conforme a coordenadora do curso de Psicologia, Ana Paola Grando, o tema “Violência Sexual” foi escolhido em função da relevância social e importância em se debater e pensar em alternativas para lidar com estas situações.

Um dos objetivos com a vinda da Dra. Williams a Xanxerê é colaborar para fortalecer a rede de atendimento às vítimas.  “Sabemos que as diversas formas de abusos deixam marcas e traumas, gerando consequências não apenas imediatas, mas que podem também repercutir ao longo da vida da pessoa que sofreu alguma forma de violência. Ter uma rede de atendimento fortalecida para atender essa demanda, colabora para a redução dos danos no sujeito”, explica a psicóloga do HRSP, Thaís Delazeri.

A palestra é gratuita e aberta a qualquer pessoa que queira participar da discussão. Apenas os participantes que quiserem obter o certificado de participação devem realizar a inscrição, até o dia 15 de setembro, no link goo.gl/Gysbrc pelo valor de R$ 10,00.

 

A palestrante

A palestrante é fundadora do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência, que faz pesquisa, ensino e extensão sobre o enfrentamento e prevenção da violência intrafamiliar e a violência na escola. Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Toronto, no Canadá.

Dra. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams é autora de diversos livros e artigos científicos, tendo recebido premiações nacionais e internacionais, como o prêmio “Práticas Exemplares numa Perspectiva de Gênero e Etnia em Saúde”, da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS) e Prevenção do Abuso Infantil da Women´s World Summit Foundation em Genebra. Também já proferiu diversas palestras internacionais

 

Programação

Para estudantes de psicologia e profissionais da área de saúde interessados, a Unoesc disponibiliza as inscrições para a VII Semana Acadêmica de Psicologia e II Congresso de Psicologia, Saúde e Ambiente.

Na terça-feira, 19 de setembro, está programada a palestra “Transtornos alimentares”, com a Especialista Ieda Zamel Dorfmann. Na quarta-feira, 20 de setembro, acontece uma Mesa redonda com tema: Suicídio em foco, que terá como mediador o Mestre Edson Sbeghen. Na quinta-feira, 21, a palestra terá como tema: Rede Social e Comportamento, com a Mestre Tatyana Bonamigo Mazzioni. Para fechar a programação, a palestra com a Dra. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, sobre “Abuso Sexual”.

Todos os eventos acontecem a partir das 19 horas. Do dia 19 ao 21, as atividades ocorrem no Auditório do bloco E, na Unoesc. Apenas a palestra de encerramento está programada para o Anfiteatro. Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro, pelo link www.unoesc.edu.br/cursos/eventos.

“As temáticas do II Congresso de Psicologia, Saúde e Ambiente e VII Semana Acadêmica de Psicologia foram escolhidas por uma comissão composta por professores e acadêmicos do curso por se tratarem de temas relevantes e atuais na atuação de profissionais da área da saúde.  Convidamos a todos os profissionais da área que atuam na região para participar do evento”, finaliza a coordenadora do curso de Psicologia.