consultoria vsd

Segundo a OMS, 90% dos casos podem ser prevenidos

Xanxerê- Na tarde desta sexta-feira (08), duas ruas do centro de Xanxerê foram foco de uma panfletagem que buscava conscientizar a comunidade sobre a prevenção ao suicídio. A ação foi organizada pelo Hospital Regional São Paulo – ASSEC, de Xanxerê, e contou com o apoio do Centro de Valorização à Vida (CVV), de Chapecó, que disponibilizou o material informativo entregue à população abordada, e Polícia Militar.

A ação iniciou às 14 horas, na Rua Coronel Passos Maia e Rua Olavo Bilac.  A equipe de psicólogas, assistentes sociais e integrantes do Grupo de Humanização do Hospital conversou com as pessoas que passavam no local sobre o suicídio, distribuíram folders e cartazes no comércio sobre o tema. No material informativo entregue à população constam as principais dúvidas sobre o assunto, partindo do sentimento de quem quer tirar a própria vida até como ajudar uma pessoa que está com ideias suicidas.

“O objetivo é informar a população, derrubar tabus que ainda existem sobre o assunto e possibilitar para que as pessoas que estão em sofrimento possam procurar ajuda”, explica a psicóloga Thaís Delazeri. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, por isso é tão importante deixar de lado o preconceito e falar sobre o tema.

Atualmente, o suicídio é um problema de saúde pública que possui muitos tabus. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

Setembro amarelo

No domingo, dia 10 de setembro, é lembrado nacionalmente como Dia de Prevenção ao Suicídio. O mês de setembro inclusive tem como cor de campanha o amarelo, em busca da conscientização sobre o assunto. O Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país.

O CVV, que atuou na panfletagem, é uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo. É uma entidade sem fins lucrativos que trabalha gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962.

Fórum de Saúde Mental

Para debater o assunto, acontece no próximo dia 27 de setembro o I Fórum de Saúde Mental: Falar para Prevenir. O evento, organizado pelos serviços de Psicologia e Serviço Social do Hospital Regional São Paulo vai abordar temas como Suicídio na Adolescência e a Rotinas e desafios ao atendimento em casos de risco de suicídio, além da participação do Centro de Valorização da Vida – uma rede voluntária de prevenção – falando sobre o trabalho desenvolvido na região.

O Fórum acontecerá no auditório do HRSP, a partir das 13h15min. O evento é destinado a profissionais da saúde e estudantes da área. As inscrições são gratuitas, porém limitadas. Para se inscrever basta encaminhar um e-mail com os dados pessoais para psicologiaorg@hrsp.com.br ou ligar para os telefones (49) 3441-7758 e 3441-7782.