consultoria vsd

Xanxerê- Por essa, nem ela esperava.  A estudante de arquitetura e urbanismo, Teresa Vicini Lodi, de 19 anos de idade, que por conta de um diagnóstico de escoliose aos 13 anos e que desde 2016 resolveu criar um blog falando sobre o assunto para dividir suas experiências, foi convidada pela produção do programa Super Bonita, do canal GNT, para participar de um episódio cujo o tema era Postura. A abordagem era a postura tanto física como na vida e assuntos ligados com o universo da escoliose.  Tete, como gosta de ser chamada, relata que na entrevista à apresentadora Karol Conka falou sobre autoestima e beleza, e repassou algumas dicas de como lidar com a escoliose. “Foi uma experiência incrível, parece que não é verdade. Foi um presente enorme para mim, que serei sempre grata”, avalia.

Com a apresentadora Karol Conka, cantora rapper e compositora, que em suas canções exalta a força da mulher na sociedade, e que desde o último ano substitui a também cantora Ivete Sangalo no comando do Super Bonita, Tete considera que se sentiu muito à vontade. “Foi demais! Ela me deixou supertranquila e a vontade para a entrevista. Parecia que estava conversando com uma amiga”.

Tete explica que a produção do programa chegou até ela através de uma indicação de uma das assistentes da produção, que conhecia o seu blog. “Eu recebi uma mensagem por WhatsApp falando sobre uma possível participação no programa e depois disso falei ao telefone com a pessoa encarregada pela pesquisa dos personagens, a quem contei um pouco da minha história”.  Depois disso, o programa foi gravado em julho e exibido no mês de agosto.

Em seu blog dividiu com seus seguidores a seguinte mensagem: “Como eu já divulguei no meu Instagram e na página do Facebook, fiz uma entrevista para o programa Super Bonita do canal GNT, com a musa master Karol Conka!

O tema do episódio era postura, e além desse assunto e sobre a minha experiência com escoliose abordamos vários outros, como beleza, bem-estar, dicas e também fiz, junto com o grupo de tai chi do qual participo, alguns movimentos que praticamos em aula! Foi muito especial ter essa oportunidade e receber o feedback positivo e cheio de amor das pessoas que assistiram o programa! Sem dúvidas um dos dias mais felizes da minha vida. Um presente poder participar de um programa tão lindo, que respeita e apoia a diversidade. O episódio está disponível no Gnt Play!”

Sobre o blog (https://teresalodi.com/)

Tete explica que tudo começou com a criação do blog em 2016. O objetivo foi ajudar as pessoas que passam pela mesma situação que ela, ou por casos similares. “Uso das minhas experiências, tanto boas como ruins, para auxiliar e facilitar a vida de quem também tem escoliose, uma vez que, quando descoberta, é comum o surgimento de muitas dúvidas e angustias, tanto para quem tem a deformação, como para a família. Procuro fazer posts conceituais a respeito da escoliose, também falo do tipo de tratamento que eu realizo, do lado psicológico e da autoestima, que influi, e muito, no tratamento”.

Como forma de tratamento da doença, Tete utiliza um colete, que tem a finalidade de corrigir a postura, e esse também é um tema frequente em seus registros do blog. “Dou dicas de roupas que dão certo com o colete e dicas para a adaptação do mesmo. Isso me ajuda muito, escrever no blog pensando que eu posso auxiliar alguém. É algo incrível, que faz tudo valer a pena. Até os momentos de tristeza ficam mais leves”.

Tete quer continuar promovendo a conscientização sobre a escoliose e desmistificando o assunto. “Meu objetivo é conscientizar a respeito da escoliose, cada vez mais, e desmistificar esse assunto que por vezes é tratado com tanta frieza, vergonha e impessoalidade. A escoliose de cada um é única, por isso o tratamento também deve ser. Meu sonho é que um dia esse pensamento possa fazer parte da mente das pessoas e dos tipos de tratamentos adotados pelos profissionais. Outro sonho é que exista uma lei de detecção precoce nas escolas em âmbito nacional. Xanxerê e Faxinal dos Guedes já contam com essa lei aprovada. O colégio La Salle já está desenvolvendo a prática. Também espero que o Tratamento Conservador da Escoliose possa ser bancado e oferecido pelo governo”.

Nas redes sociais, onde divulga sua participação no Super Bonita, a jovem xanxerense diz: “O que posso deixar como mensagem é: seja leve, seja você, se ame, ame quem te cerca, honre sua família sempre, cultive amizades verdadeiras… isso sim é a felicidade!”