Portal Garagem – Em breve

Ponte Serrada– A Administração Municipal de Ponte Serrada, através da Secretaria Municipal de Agricultura, preocupada com a escassez de água da comunidade São Valentim, desenvolve um trabalho a cerca de 30 dias para a execução de captação da nova rede de água usando água superficial de qualidade e em quantidade para abastecer toda a comunidade.

De acordo com o secretário de Agricultura, Olivo Cortelini, a readequação do projeto iniciou ainda em 2012 quando foi feito com água superficial e levada até a estação de tratamento por bomba de recalque, que não tinha capacidade suficiente para a água chegar. Com o novo projeto, a água chegará aos tanques de tratamento por declividade, sem necessidade de uso de energia elétrica, e ainda seguirá na rede de distribuição em todas as propriedades também por declividade.

“Vale destacar que essa obra de readequação necessitou de três mil metros de tubulação que foi feita em parceria com a Secretaria de Agricultura de Estado e Casan, e o município fez o trabalho com maquinário próprio num total de 50 horas máquina de trator de esteira e aproximadamente 100 horas de retroescavadeira”, comentou Cortelini.

Um mutirão foi organizado com a participação da comunidade e assim conseguiram agilizar a obra num período curto para que as famílias pudessem ser atendidas. A obra tem previsão de ser encerrada e entregue à comunidade ainda esta semana.

O trabalho foi acompanhado do início ao fim pelo secretário Cortelini, que precisou se ausentar da Secretaria no período da obra para que esta andasse da melhor forma possível. Porém, o secretário entende e pede que as famílias façam um uso consciente deste bem tão precioso que a natureza oferece, evitando desperdícios e usando com economia. “Da mesma forma, juntamente com a Epagri, aproveitando a oportunidade, pedimos que todos agricultores preservem suas nascentes, pois uma propriedade sem água não tem sustentabilidade de continuar produzindo alimentos e nem sustentando a família”, finalizou.