consultoria vsd

Abelardo Luz –A CDL de Abelardo Luz, juntamente com a comissão avaliadora, divulgou na quinta-feira (28), os vencedores do Concurso de Redação e Desenho do Projeto “Recicla CDL na Escola 2017”.  O concurso envolveu mais de dois mil estudantes de oito escolas públicas do município, tendo como participantes na categoria desenho, crianças do 1º ao 5º ano, e na categoria redação, adolescentes do 6º ao 9º ano.

O “Recicla CDL na Escola” é uma iniciativa de educação ambiental que tem o propósito de construir as bases para um mundo sustentável, repensando a maneira de agir e valorizando a natureza e a vida. Neste ano teve como tema: “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?”

As escolas participantes desta edição foram: EBM José Maria, EBM 25 de Maio, EBM Ernesto Sirino, EBM Laury Deon, EBM Irineu Bornhausen, EBM Vila Esperança, EBM Hildo Bernardino Goulart e EBM Romildo Menegatti.

A vencedora do concurso de desenho foi a aluna Laura Vitória de Freitas Tedesco, do 3º Ano II, da Escola Municipal Irineu Bornhausen. Já a vencedora do concurso de redação foi a aluna Cristina Rodrigues dos Santos, do 7º Ano da Escola Municipal Ernesto Sirino.  Agora os trabalhos premiados seguem para a fase estadual.

Comissão julgadora

O julgamento dos trabalhos da fase municipal foi feito por uma comissão avaliadora formada por um representante dos professores, um representante da secretaria de Educação e membros da CDL. De acordo com a representante da secretaria de Educação, Fernanda Andrade Silva, para chegar até os ganhadores foi realizada uma pré-seleção nas escolas envolvidas, com a escolha de um desenho e uma redação para participar da seleção final.

A professora Jane Becker, que integrou a banca julgadora representando os educadores, ressaltou que a escolha dos vencedores seguiu os critérios estabelecidos pelo concurso com base na criatividade, na coerência e na coesão a partir da temática sugerida.

“Foi difícil fazer a escolha devido a grande criatividade dos alunos. Este é um tema bastante pertinente nos dias de hoje, aonde estamos vivendo uma grande transformação mundial na questão climática. É um tema que vem ajudar a conscientizar os nossos alunos da importância de se preservar o nosso meio ambiente”, comentou.

De acordo com o presidente da CDL, Luis Cesar Almeida, os ganhadores serão premiados em evento que será promovido pela CDL, no próximo sábado D, no dia 7 de outubro. “O Recicla CDL é um projeto da Federação em nível de estado, envolvendo as CDLS e as escolas. Estamos muito felizes com o resultado aqui em Abelardo Luz, pela adesão das escolas do município ao projeto que busca despertar a conscientização da preservação do meio ambiente para as futuras gerações”, finalizou.