consultoria vsd

Xanxerê- O 10º Encontro de Bandas e Fanfarras de Xanxerê aconteceu neste domingo (08) e reuniu cerca de 15 bandas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  Para o diretor de Cultura da Prefeitura de Xanxerê, Diego Gonçalves, a ideia é fomentar ainda mais o trabalho que já é desenvolvido pela Banda do Bucha, no município. “O Bucha é um dos idealizadores do evento e para o próximo ano queremos promover de fato um festival”.

No período da manhã, houve um desfile das bandas na Rua Marechal Floriano Peixoto e, à tarde, o encontro no ginásio do Costa e Silva. “Ao meio-dia aconteceu o almoço de confraternização, sendo que todo o recurso arrecadado será revertido para a Banda e para o desenvolvimento das atividades”.

Diego explica ainda que para o próximo ano, a intenção é pôr em prática outras ideias, principalmente em relação ao desfile de rua. “Estamos com um projeto de formar uma banda municipal, por eles [Banda do Bucha] já estarem no município há muito tempo e assim vamos trazê-los para a Prefeitura para que eles sejam uma banda do poder público. Estamos estudando a viabilidade”.

Sidney Debastiani, o Bucha, mesmo feliz com a realização do evento lembra que se não fosse a crise política e econômica que passa o País, e que atinge os municípios, o evento poderia reunir mais de 20 bandas.

Para o próximo ano, Bucha faz planos e diz que quer sincronizar o desfile das bandas, para que a cada 15minutos uma banda diferente inicie seu desfile, fazendo com que no final, várias ruas sejam ocupadas por elas e a música seja uma só. No fim das apresentações, todas irão se encontrar num mesmo lugar. “Nós temos que inovar e fazer com que essa piazada participe. Neste ano, temos bons exemplos de bandas que foram lançadas, a de Ponte Serrada, coordenada pela Polícia Militar, e a de Bom Jesus, que estiveram aqui hoje. Também marcaram presença no evento bandas com mais tempo de formação, como a de Seara e a de Alpestre, Rio Grande do Sul”.

Bucha agradeceu o apoio do prefeito Menegolla, na organização do almoço oferecido às bandas. “Quero agradecer ao senhor Avelino Menegolla como prefeito, mas como pessoa, que cedeu o seu espaço, não cobrou aluguel para a gente, também a doação dos suínos para o almoço, com o apoio de alguns amigos. Fizemos um preço irrisório, somente R$15, e todos ficaram felizes porque ficou bom para todo mundo. Então, somente temos a agradecer”.

Com os recursos arrecadados, que serão destinados à Banda do Bucha, serão repostos instrumentos e roupas que estavam desgastados das apresentações.