Foto para ilustração
consultoria vsd

Xanxerê- A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê organiza uma programação voltada à saúde do homem, alusiva ao Novembro Azul. A enfermeira coordenadora das Unidades de Saúde do município, Juliana Duarte, explica que as ações iniciarão no próximo domingo, dia 05, em parceria com a 1ª Corrida Novembro Azul da Polícia Militar. A equipe estará no local do evento, na Avenida Brasil, sede da Polícia Militar, com uma tenda onde serão repassadas orientações e serão realizados os atendimentos aos homens, com medição da pressão arterial, além da disponibilidade de uma ambulância.

Na semana seguinte, no dia 10 (sexta-feira), a programação prossegue com uma palestra no Centro Administrativo da Prefeitura, com o enfermeiro Ezequiel Delgado, que tratará sobre a saúde do homem.

No sábado, dia 11, as ações serão no Pronto Atendimento Municipal, com a realização do Dia D de atendimento, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. “A programação é semelhante ao Outubro Rosa, quando foram realizados exames direcionados à saúde da mulheres”, compara a enfermeira Juliana.

Neste dia, haverá avaliação odontológica e médica, considerando a idade do paciente e situação clínica, conforme protocolo do Ministério da Saúde para identificar a necessidade da solicitação do PSA, exame de sangue que auxilia na identificação de alterações na próstata. Também será disponibilizada a atualização de vacinas e a realização dos testes rápidos de sífilis, hepatite B e C e de HIV. Os homens ainda poderão fazer a verificação da pressão arterial e o exame de glicose (HGT), além do controle do peso da massa corporal e altura, com cálculo do IMC. Os pacientes também receberão orientações sobre hábitos saudáveis de vida e prevenção de doenças.

A enfermeira Juliana ressalta que todo o trabalho contará com o apoio de alunos e professores do curso de enfermagem da Unoesc.

Os interessados em participar devem procurar o Pronto Atendimento municipal munidos de cartão do SUS atualizado, documentos pessoais e carteira de vacinação. “Pedimos que os homens procurem o atendimento e que as mulheres ajudem, incentivando seus maridos para que participem, já que normalmente eles não possuem o hábito de procurar por prevenção e cuidados com a saúde”.