consultoria vsd

Xanxerê – A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio-Enem aconteceu neste domingo (05) em todo o Brasil. Neste primeiro dia, foram 45 questões de ciências humanas, 45 de linguagens e códigos e a redação, que teve um tema que surpreendeu a todos: “Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil”.

Conforme balanço divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Inep, Instituto responsável pela aplicação do exame, dos 6,73 milhões de candidatos inscritos em todo o país, um percentual de 30,2% não compareceu à prova, maior índice desde 2009.

Ainda de acordo com o Inep, em Xanxerê 1.972 candidatos prestaram exame em quatro locais de prova: Colégio La Salle, Colégio Estadual Presidente Artur Costa e Silva, Eeb Joaquim Nabuco e Eeb Aparício Julio Farrapo.

O estudante Gabriel Brandelero, que fez a prova no Colégio Estadual Presidente Artur Costa e Silva, informou que foi pego de surpresa com o tema da redação, que havia se preparado para muitos outros temas, mas que não foi difícil falar sobre o assunto. Também achou a prova mais difícil que a do ano passado. “Eu acho que ninguém esperava esse tema. Eu imaginei que o tema fosse abordar algum assunto ligado à educação, mas não que tivesse relação com os surdos. A prova estava mais difícil que a do ano passado, mas levei mais tempo fazendo a prova este ano que no ano passado”. Brandelero também disse que em sua sala houve quatro faltantes.