consultoria vsd

Xanxerê- Com a proximidade do período natalino o Hospital Regional São Paulo abre espaço para apresentações de Grupos de Canto e Corais da região. A exemplo do ano passado, os grupos que tiverem interesse em fazer apresentações voluntárias na instituição estão convidados a tornar mais alegre o fim de ano dos pacientes hospitalizados. As apresentações acontecerão nos corredores do HRSP.

Conforme a agente pastoral, Simone Menegaz Pavi, as confirmações de visitas dos grupos podem ser feitas até o fim de novembro pelo e-mail: pastoral@hrsp.com.br, ou pelos telefones (49) 3441-7792 (com Luciana) e (49) 9 9829-8351 (com Simone).

“Já é uma tradição que todo o final de ano, os grupos de cantos e corais façam a visita levando a música até nossos pacientes e acompanhantes. As apresentações serão durante todo o mês de dezembro. Podem participar grupos e corais da região independente do estilo de música que cantam”, explica a agente pastoral.

Conforme a diretora geral do HRSP, Irmã Neusa L. Luiz, esses momentos de espiritualidade tornam o período de hospitalização mais leve para os pacientes. “Geralmente a hospitalização gera estresse, insegurança, ansiedade e outros sentimentos, tanto para o paciente quanto para os acompanhantes e/ou familiares. E as datas festivas tornam-se momentos ainda mais sensíveis. Com objetivo de tornar o tempo de hospitalização mais leve e descontraído e, ao mesmo tempo, de força, fé e confiança é que a equipe de Espiritualidade está organizando a participação dos grupos de cânticos e corais. O pouco que cada pessoa, grupo ou coral pode oferecer será muito bom e gratificante para todos. Os aguardamos a todos com muito carinho”, convida a diretora geral.

Apresentações ao longo do ano 

Em 2017, pelo primeiro ano, as apresentações de grupos voluntários ocorreram durante todo o ano, não apenas nas últimas semanas. Até este mês de novembro nove grupos já se apresentaram aos pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Regional São Paulo. São pessoas que dispõem de algumas horas do seu tempo para fazer o bem por meio da música. As datas das apresentações são definidas pelos próprios grupos, conforme a disponibilidade dos integrantes.

Um dos grupos voluntários que realizou apresentações foi o “Vozes da Paz”, da Capela Cristo Rei, da Linha Faxinal do Irani, Xanxerê. O integrante Lenoir Scheibel descreve a experiência como emocionante também para os cantores. “Nós agradecemos muito pela oportunidade de cantar no hospital. Foi uma grande alegria ver os pacientes que estão buscando a recuperação de sua saúde demonstrarem tanta alegria, com um sorriso estampado no rosto quando passávamos pelos corredores. É uma experiência muito boa”, relembra.

“Quando a gente chega na porta dos quartos para cantar e vê os pacientes esperando chegarmos com uma palavra ou uma canção de ânimo, nos emocionamos com eles. É muito gratificante”, conta Neli Fossa, do Grupo do Bairro Nossa Senhora Lourdes, de Xanxerê.

A avaliação desse primeiro ano da atividade é positiva, conforme a agente pastoral. “Foi bem proveitoso. As visitas são sempre muito aguardadas pelos pacientes e colaboradores. Cada grupo, no seu estilo, agrada quem assiste, torna o ambiente melhor. Essa é justamente a nossa intenção: proporcionar momentos de alegria e emoção”, comenta Simone.  A ideia é repetir o projeto em 2018.