Passos Maia prepara “Noite da saúde do homem” para prevenir câncer de próstata

0
998
consultoria vsd

Evento marcado para quinta-feira terá exame de PSA realizado gratuitamente em homens acima de 40 anos

Passos Maia– Depois do Outubro Rosa, a vez é do Novembro Azul, mês que destaca a importância da prevenção ao câncer de próstata. E para reforçar as orientações e cuidados que devem ser adotados pelo público masculino, a Secretaria de Saúde de Passos Maia programou para quinta-feira, dia 16, a “Noite da saúde do homem”.

Marcado para iniciar às 19h30, no Centro Comunitário, o evento terá inclusive a realização do exame de PSA de forma gratuita aos homens acima de 40 anos. O procedimento ocorre por meio da coleta de uma amostra de sangue, que posteriormente é submetida a uma análise laboratorial, identificando ou não alguma alteração na próstata.

“A gente convida todos os homens a participarem. Vai ser uma noite bem legal, não vai ser nada cansativo. A gente vai fazer uma noite de dinâmicas, tirando dúvidas com os profissionais do nosso município”, explica a secretária de Saúde de Passos Maia, Nilvania Bortolini de Oliveira. Dois médicos e uma enfermeira vão conduzir as atividades, que serão concluídas com um coffee break e sorteio de brindes.

“Os homens que participarem da noite terão o exame de PSA custeado pela Secretaria de Saúde”, reforça Nilvania. “Os que não participarem, o exame vai cair como rotina. Ele pode vir no posto, consultar, vai receber a requisição, mas nós não vamos conseguir custear. A gente já está fazendo essa ação justamente para cativar os homens ao evento”, acrescenta a secretária.

Ela ainda destaca a importância da participação do público masculino, lembrando que no ano anterior foram inclusive detectados casos da doença durante a ação realizada no Novembro Azul passado. “Os sintomas às vezes passam despercebidos. Na noite da prevenção em 2016, a gente descobriu uns seis homens com a próstata elevada”, recorda.

Procedimento preventivo

Após a coleta de sangue para o exame de PSA, o resultado é recebido pela Secretaria de Saúde, que por meio da equipe de enfermagem e médica, analisa o laudo. “O que for de alterado vai passar pelo médico, que solicita exames complementares e encaminha a um urologista. Esse trâmite acontece sempre nos casos de PSA alterado. Saber se é câncer ou não, é o urologista e uma biópsia que vai informar. Mas se o homem não vier nessa noite de prevenção, coletar e fazer esse exame de sangue, nunca vai saber. É muito melhor fazer a prevenção do que mais tarde ser um paciente oncológico”, alerta Nilvânia.

Capacitação

A secretária também informa que uma capacitação está em andamento com todos os agentes de saúde. O treinamento ocorre todas as quintas-feiras à tarde, tratando sobre a política nacional de atenção integral à saúde do homem. O primeiro eixo abordou o acesso e o acolhimento do paciente. Ainda serão tratados assuntos como a saúde sexual reprodutiva; paternidade e cuidados com a família; condições crônicas apresentadas pela população masculina; e prevenções a casos de violência e acidentes