Aluna de Ipuaçu fica em primeiro lugar no concurso do Cepin

0
978
consultoria vsd

Ipuaçu – Aluna do quinto ano da Escola Indígena de Ensino Fundamental São Pedro, do município de Ipuaçu, Fernanda Pilantir, venceu o concurso cultural para a criação da logomarca do Conselho Estadual dos Povos Indígenas de Santa Catarina (Cepin).

O concurso realizado junto com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e a Secretaria de Estado da Educação, trabalhou com alunos das Escolas Indígenas de todo o Estado.

O desenho da aluna vencedora representa um brinco em formato de filtro dos sonhos que forma a letra “C”. O filtro dos sonhos foi escolhido pois é um adorno que é utilizado pelas etnias Kaingang, Guarani e Xokleng. A composição da logomarca criada pela aluna ainda possui outros elementos que caracterizam a cultura indígena e os povos. A pintura corporal Guarani e as marcas Kaingang, Kami, Kairu e Xokleng.

Fernanda Pilantir ficou em primeiro lugar e como premiação receberá no dia 24 de novembro um tablet. Já a escola em que ela estuda receberá um computador, um projetor e uma televisão.

A coordenadora pedagógica das escolas multisseriadas indígenas, Maria Lúcia Bizolo, disse que a participação dos alunos na criação da logomarca permite que eles possam mostrar as suas habilidades artísticas e ainda o conhecimento referente a sua cultura. “A premiação da Fernanda vai evidenciar, além do talento dela, o nome da escola e trabalho desenvolvido pela professora Ana Márcia Gonçalves, e ainda servir de estímulo para que participem de outros concursos”, explica.