Apae realiza trabalhos pedagógicos que auxiliam no desenvolvimento dos usuários

0
1181
consultoria vsd

Chapecó- A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Chapecó, vem realizando trabalho pedagógico com dois segmentos de usuários. Estão envolvidas as turmas de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de Serviço Pedagógico Específico (SPE).

O trabalho pedagógico com as turmas de Transtorno do Espectro Autista tem o objetivo de proporcionar, através das intervenções pedagógicas e do currículo funcional, a organização da rotina individual. Busca, assim, o desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas e motoras, valorizando as potencialidades e respeitando as limitações.

Já os trabalhos realizados pelos professores nas turmas de Serviço Pedagógico Específico proporcionam ações que visam melhorar o bem-estar físico, mental e social de maneira lúdica, criativa e prazerosa. Os usuários são estimulados para se expressarem com diferentes formas de linguagens, potencializando as habilidades e respeitando as especificidades. Atividades e experiências ocorrem em diferentes espaços, como a sala de atendimento pedagógico, o bosque, a área de vivências e os demais espaços disponíveis na instituição. É priorizado o desenvolvimento das percepções sensoriais, da comunicação e da interação com o meio. Para isso, são utilizadas diferentes texturas, como massa de modelar, tinta guache e objetos para serem explorados e manuseados, além de massagens com cremes, visando à percepção tátil, e alongamentos que favoreçam os movimentos corporais.

Conforme a coordenadora pedagógica da Apae Chapecó, Cristiane Possa, “se espera, com o trabalho desenvolvido, que os usuários se apropriem do conhecimento e dos conceitos, desenvolvendo a autonomia, a socialização e a organização da rotina”.