consultoria vsd

Xanxerê- Uma reunião entre a Administração Municipal, alguns vereadores da base do governo e representantes das Associações de Bairros que possuem poços artesianos em Xanxerê aconteceu na noite de quinta-feira (23), a convite da própria Prefeitura, para discutir como ficará a situação dos poços no município com a renovação da concessão da Casan.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro São Jorge, Rosito Miglioranza, relata que na reunião foi repassada a informação que o item do contrato com a Casan, que impedia os moradores de explorarem os poços existentes, foi retirado, respeitando a situação que hoje existe no município.

Falta de investimentos ameaça o Bairro João Wilckler

Atualmente, o problema é com o Bairro João Winckler, que os poços artesianos que lá existem estão secando e a Casan não possui condições de atender a localidade. “No João Winckler secaram os poços e eles estão pleiteando para reativar ou pegar uma água de superfície, mas não está sendo autorizado. Na verdade, o município autorizou, mas o Estado não e por isso ficou essa polêmica”.

De acordo com o representante dos moradores, a Casan não conseguirá atender o Bairro João Winckler. “Eles estão racionando a água. Por enquanto, eles não estão totalmente sem água, mas eles estão com água somente para beber e fazer comida, para outras coisas eles não têm”.

Para os demais bairros que investiram em poços artesianos, Miglioranza volta a ressaltar que a informação é que o novo projeto de concessão para a Casan será encaminhado para a Câmara, com a clausula que a concessionária não irá interferir nessa questão. “A Casan vai explorar o esgoto e não vai mexer com os poços já existentes”. Entretanto, Miglioranza explica que outra questão que também preocupa é que existe uma lei federal que diz que a água tem que ser explorada por uma instituição.

Para onde vão os lucros com a arrecadação?

Um item que foi incluído no projeto que será votado pelos vereadores é o investimento que a Casan terá que fazer no município, conforme o Plano Diretor. “Isso nós questionamos lá, porque se naquela vez passada eles não cumpriram e quem investiu foram os moradores, como ficará? Então, nós fizemos questão que eles colocassem no contrato que qualquer sobra de valores será investido em Xanxerê”.

Até o momento, os investimentos feitos no centro da cidade e em alguns bairros foram do próprio município, através do Plano de Saneamento. “Nós questionamos: mas quanto é que a Casan arrecada aqui em Xanxerê e quanto é que eles investem aqui? Mas essa resposta não tivemos”.

O morador salienta que o vereador Wilson Martins dos Santos já fez uma solicitação através da Câmara para que a Casan apresente uma planilha dos valores arrecadados e os investidos em Xanxerê.

Reunião às escondidas

Sobre a reunião da última quinta-feira, o vereador Wilson Martins dos Santos reclama que o encontro foi solicitado pela Prefeitura, com os vereadores da base de governo e os moradores, mas que foi organizada sem que os vereadores da oposição fossem convidados. Indignado, pois o legislador afirma que somente ficou sabendo da reunião porque alguns moradores de bairros o convidaram, Wilson Martins dos Santos postou nas redes sociais um vídeo que torna público a realização dessa reunião e faz um alerta sobre a forma impositiva que a Administração Municipal quer prorrogar por mais 30 anos a concessão à Casan.