consultoria vsd

Xanxerê- Na manhã de sábado (25), membros da Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência de Xanxerê (FCDX) realizaram uma demonstração das atividades da Equoterapia aos alunos do sexto período de Educação Física da Unoesc Xanxerê.

Segundo a educadora física da FCDX, Cleidi Bertan, a universidade oferece aos alunos uma disciplina denominada Educação Física Adaptada e em conversa com o professor da disciplina, Diego Gonçalves, e a coordenadora do curso Deonilde Balduino, Cleidi sugeriu que fosse feito um trabalho com a Equoterapia. “Nós fizemos uma apresentação do que é a Equoterapia e essa atividade contemplou uma das aulas da disciplina de Educação Física Adaptada”.

Cleidi explica que foi realizada uma parte teórica citando todos os benefícios do passo do cavalo, tipo de terreno para cada praticante, como é desenvolvido o tratamento, tempo das sessões, tempo do tratamento e os benefícios da atividade. Depois, foram apresentados os equipamentos utilizados no cavalo, quando é utilizado a sela e quando é somente a manta, como colocar o praticante no cavalo e como retirá-lo, além de explicar o que é feito com o paciente durante uma sessão de Equoterapia. E, na sequência, foi feita a parte prática com os alunos. “A Equoterapia não é somente o andar do cavalo, então, mostramos na prática os tipos de exercícios que podem ser feitos. Os alunos foram para o cavalo para sentir o movimento tridimensional que o animal faz durante a sessão. Também fizemos a simulação de retirada do cavalo em caso de emergência do praticante e todos eles andaram de cavalo para perceber o movimento do animal, e também nos diferentes terrenos que nós utilizamos para fazer a atividade”.

De acordo com Cleidi, a avaliação foi positiva, pois muitos alunos não tinham conhecimento que a Equoterapia faz parte das atividades que podem ser desenvolvidas pelo educador físico. A demonstração aos alunos da Unoesc contou com a parceria da Cabanha Rincão Monarca, que disponibilizou alguns animais.