Secretário da ADR e coordenador Regional da Defesa Civil participarão de evento sobre tornado em Cuba

0
1229
consultoria vsd

Xanxerê – O secretário executivo de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Ademir Gasparini, e o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Perí, embarcam  nesta terça-feira para Havana em Cuba, onde participam do “1er Coloquio Latinoamericano de Estudios de Tornados”. O evento que é promovido pelo Colégio de Geografia da Faculdade de Filosofia e Letras do México, em parceria com a Universidade do México, acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Gasparini e Perí foram convidados para palestrar sobre as ações no gerenciamento de crise e recuperação do município de Xanxerê referente ao tornado de 2015. “Eles nos convidaram para apresentar a experiência sobre o evento e a experiência de reconstrução e a própria estruturação de Defesa Civil que está sendo feita em Santa Catarina e que chama a atenção em nível de América Latina”, explica Luciano Perí.

A efetividade da resposta já nos primeiros minutos, por parte das instituições públicas de forma ampla e efetiva no atendimento, o processo de reconstrução que foi  incisivo, o envolvimento  das instituições públicas e privadas, da sociedade, dos voluntários são alguns dos diferenciais que tornam Xanxerê destaque no enfrentamento da crise gerada pelo tornado. “A resposta como um todo foi em um tempo reduzido se comparar com outros eventos. Fomos muito ágeis e um ano para a recuperação não é muito tempo. Para quem conhece desastres sabe que foi um tempo bem reduzido”, considera Perí.

O secretário executivo Ademir Gasparini, na época prefeito do município de Xanxerê, disse que este é um momento importante para a troca de experiências. “Vamos falar principalmente sobre o que diz respeito ao atendimento às pessoas atingidas, a recuperação, o planejamento, a reação das pessoas, a resposta imediata que foi dada a sociedade. É um momento importante não só para Xanxerê mas para o Estado todo também, pois o governo também foi parceiro na recuperação da nossa região”, considera Gasparini.

O evento reúne também representantes do Paraguai, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Nicarágua.