Liderança do acampamento Marcelino Chiarello agradece apoio recebido da população na última quarta

0
1328
consultoria vsd

Xanxerê- Um dos líderes do acampamento Marcelino Chiarello, na divisa entre Xanxerê e Faxinal dos Guedes, Valderí Ribeiro, usou a tribuna, na Câmara Municipal de Xanxerê, nesta sexta-feira (1º), para falar sobre o ocorrido na última quarta-feira (29), quando foi cumprido mandado de reintegração de posse.

Valderí também disse estar sensibilizado pelo apoio que tiveram de toda comunidade. No entanto, as famílias foram atingidas no que classificou como uma verdadeira tragédia, o despejo realizado, denunciando também um massacre de animais no acampamento. “Estava sendo produzido a um ano e meio, alimentos para 180 famílias, das quais, mais de 90 crianças, numa área legitimada ao Instituto Nacional de Reforma Agrária. Nós não invadimos, ocupamos a área”, afirmou.

Falou ainda que foi realizado um apelo num ato público em Faxinal dos Guedes e na Câmara, o momento foi para mostrar toda indignação. “Ali nós estávamos para produzir alimentos numa área pública destinada ao Incra para a reforma agrária. Neste ano e meio no local, nunca houve qualquer confronto, apenas tiramos o sustento para mais de 380 pessoas com uma diversidade de produtos”, destacou.

Denunciou o investimento de milhões de reais numa área que beneficiava uma família e que hoje é pública, enquanto que lá, poderiam viver cem famílias produzindo alimentos com qualidade até para as cidades vizinhas.

Emocionado, afirmou ainda que o movimento no ano de 2016, também demonstrou solidariedade ao fornecer alimentos a hospitais e entidades públicas. Neste ano o clima comprometeu a produção e não foi possível continuar a entrega de produtos saudáveis e sem agrotóxicos.

Finalizou dizendo que a coordenação do movimento tem o compromisso de cuidar das famílias, mesmo diante das dificuldades.

O presidente da Câmara, Adriano De Martini, agradeceu o depoimento na sessão da Câmara. “Colocamos esta Casa à disposição de forma solidária à essas famílias, trabalhadores e trabalhadoras que estavam lutando por um direito. Esta Tribuna Livre fica à disposição para apresentar as denúncias necessárias à comunidade”, finalizou Adrianinho.