consultoria vsd

Xanxerê – Na tarde desta sexta-feira (01) a Escola Especial Helena Adams Keller/ Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Apae de Xanxerê recebeu a visita do deputado federal Valdir Colatto que entregou uma emenda de R$ 150 mil para a compra de uma van para transporte de alunos.

O presidente da Apae, Vainer Ferreira de Andrade, aproveitou a visita para apresentar ao deputado, que estava acompanhado do vereador Vilson Piccoli, as novas conquistas da entidade, como a sala para atividades físicas, o Pedia Suit, a cozinha funcional a fábrica de estopas e a sala de integração sensorial. Colatto procurou se inteirar sobre as atividades realizadas e as necessidades dos alunos.

A Apae de Xanxerê conta, hoje, com 180 alunos, destes 25 estão na estimulação, com idade até cinco anos, e 54 profissionais, entre professores, técnicos em saúde, administração e serviços gerais.

Vainer agradeceu ao deputado e explicou que o recurso vai atender uma necessidade da entidade para o transporte dos alunos, cadeirantes e crianças com mobilidade reduzida. Destinar “Estamos com 180 alunos, destes 25 estão na estimulação, com idade até cinco anos, e temos cerca de 40 cadeirantes. Imagina ter que transportar todos. Para não infringir nenhuma regra de segurança, estamos fazendo um rodízio no atendimento. O nosso ônibus possui lugar apenas para cinco cadeirantes por viagem”.

A diretora da Escola, Alvaneve Moretto, explicou que, apesar de todas as dificuldades, na última auditoria realizada pela Federação das Apaes, Xanxerê ficou em terceiro lugar em gestão e estrutura.

Colatto esclareceu que a partir de agora a prefeitura deve fazer contato com o Ministério de Desenvolvimento Social, encaminhar a documentação para que seja autorizada a licitação e a compra do veículo. O deputado está visitando diversas entidades da região para buscar, junto ao governo federal, recursos para atender as necessidades de atendimento. “Nós temos que ajudar as entidades, que realizam um trabalho maravilhoso, no atendimento das crianças, das pessoas com necessidades especiais. Xanxerê tem uma Apae que é um orgulho, pelo trabalho que realizam, uma das melhores do estado, e nós temos um compromisso, como representante de Xanxerê, mas acho que todos que puderem conhecer o trabalho importante realizado na Apae, visitem e ajudem a Apae”.

O deputado Colatto tem visitado várias entidades assistenciais da região e recentemente liberou recursos para a Fraternidade Cristã de Pessoas com deficiência de Xanxerê-FCDX para a compra de um veículo e antes de visitar a Apae de Xanxerê esteve na Apae de Ouro Verde para também destinar um recurso para a entidade. “A gente ajuda dentro do possível, as pessoas têm que entender que os recursos que a gente busca em Brasília não é para o deputado, é para atender essas pessoas, principalmente os mais necessitados na área social. Foi um veículo para a FCDX, também conseguimos um recurso para a Apae de Ouro Verde, para o Hospital São Paulo foram mais de R$ 7 milhões que já conseguimos para equipamento, para construção, para o custeio das despesas do Hospital.  Estamos atendendo cerca de 100 municípios, e todos serão contemplados, porque essa é a nossa responsabilidade e o compromisso de representar as pessoas que nos colocaram em Brasília”.