Parque da Femi recebe exposição de cavalos Crioulos

0
1376
consultoria vsd

Xanxerê – No último fim de semana, dias 16 e 17 de dezembro, mais de 60 cavalos da raça Crioulo, dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, participaram da II Exposição Rincão Monarca, que aconteceu no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi.

Rodrigo Monbaque, proprietário da Cabanha Rincão Monarca e realizador do evento explicou que os animais são avaliados critérios de beleza e funcionalidade, dentro de cada idade e categoria estabelecidos pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. “É como se fosse um concurso de beleza, são escolhidos os melhores dentro do padrão estabelecido no Brasil, Uruguai e Argentina, incluindo o Chile, tanto na categoria pequenos, que são os potros e potrancas, quanto na categoria adulto. É avaliado a cabeça dentro do padrão da Associação, o pescoço leve, garupa estendida, ossada forte. É com se fosse um desfile, ganham os melhores dentro do padrão da raça e os animais que estão participando aqui já foram ranqueados em outros concursos, ou seja, são os melhores de suas categorias”.

Os campeões das categorias ganharam uma motocicleta zero quilômetro e os oito melhores machos e as oito melhores fêmeas foram premiados com peças de mobiliário, além dos cabanheiros, que também receberam prêmios. O campeão da categoria adulto foi o cavalo Último Trago, da Cabanha Boa Vista, de Vacaria-RS, e na categoria pequenos a campeã foi a égua Iluminada do Recanto São Francisco, da Cabanha São Francisco, de Tapejara-RS.

A Cabanha Rincão Monarca, além dos animais das competições, também possui uma parceria com a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Xanxerê-FCDX, cedendo cavalos para a prática da Equoterapia.