Profissionais do HRSP participam de capacitação sobre Doação de Órgãos

0
1288
consultoria vsd

Xanxerê- A gerente de enfermagem do Hospital Regional São Paulo, Fabiana Floriani, e a coordenadora de enfermagem, Maryellen Cazeraghi, participaram na última semana de uma capacitação pela Central de Transplantes, em Florianópolis. As profissionais fazem parte da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HRSP.

Segundo a gerente de enfermagem, foram três dias de curso que abordou desde a visão de quem está aguardando na fila de transplantes até questões mais burocráticas desse processo. “No primeiro dia da formação discutimos bastante sobre a importância da doação, no sentido da pessoa que está na fila de transplante. Pudemos ouvir depoimentos, um momento de sensibilização de todos os profissionais que trabalham com a doação. No segundo dia foi falado sobre a logística e a manutenção dos potenciais doadores. E, no último dia o assunto foi a entrevista aos familiares, a humanização ao atendimento da família dos doadores”, explica

Fabiana reforça que a capacitação foi importante para os profissionais no sentido de fortalecer a importância da doação de órgãos, das famílias conversarem sobre doação e ver que existem pessoas que levam uma vida normal depois de receber um órgão. “Voltamos de lá com mais vontade de seguir com esse trabalho justamente por entendermos ainda mais sobre a importância das doações de órgãos”, comenta a gerente de enfermagem.

Uma das curiosidades que Fabiana e Maryellen descobriram durante a formação é que existem Jogos Olímpicos de Transplantados, uma competição somente com atletas que fizeram transplantes e que ajuda a divulgar a importância que o gesto de doar órgãos representa.