consultoria vsd

Xanxerê- Especialista em tábuas de churrasco e queijos, para o corte ou somente para servir o alimento, o artesão Francisco Enrique Andrade trocou sua carreira de represente comercial pelo hobby, que há cerca de dois anos despertou o sonho de trabalhar com madeira. Na Oficina do Pancho, Chico, como costuma ser chamado pelos amigos, passou a desenvolver outras peças, a exemplo da estante aérea que ganhou notoriedade em eventos como a Casa Cor, de Florianópolis, entre outros produtos: mesas de centro, adegas e a última novidade, que são os biombos. “Eu vinha estudando a mudança de ramo há tempos, mas sempre faltava coragem, principalmente quando pensava em largar a segurança de ser empregado de uma empresa. Aproveitei o final de um ciclo profissional e busquei um novo caminho, que eu me identificava”.

As tábuas são de várias formas, com tratamento de óleos naturais, feitas com a união de várias peças de madeiras de tonalidades diferentes, formando desenhos únicos. É a técnica aplicada pelo artesão que as torna peças únicas, apreciadas pelos amantes da boa cozinha, principalmente por aqueles que identificam num bom assado na brasa o prazer de servir. “As tábuas eu não consigo fazer duas peças iguais. Mas, no mês passado, para um evento chamado ‘O Assado’, em Chapecó, eu precisei fazer sete tábuas iguais, o que me custou um triunfo, porque é muito difícil, até porque é muito difícil conseguir a madeira com a mesma tonalidade, mesmo formato e espessura. São peças únicas e eu vendo a exclusividade, por isso custa um pouco mais caro do que uma tábua de supermercado. Os produtos ainda podem ser personalizados, com o nome do assador ou qualquer outra gravação que a pessoa queira”.

Além das peças criadas por ele, Chico também gosta de reformas e readaptação de objetos de madeira. “Fiz muito isso para mim. Peguei uma cristaleira completamente deteriorada pelo tempo e reformei totalmente. Ficou tão linda que até mesmo eu compraria”, diverte-se.

A paixão foi ficando cada vez mais séria com o passar do tempo e a oficina foi ficando cada vez mais equipada, cheia de máquinas e ocupando cada vez mais espaço na casa. Uma das últimas aquisições foi um equipamento chamado Router CNC, que possibilita o corte da madeira de acordo com o desenho gráfico pré-definido, de forma computadorizada. Como inspiração para seus trabalhos, Chico ainda gosta de seguir outros artesãos, através das redes sociais, e acompanhar o que eles estão produzindo.

Algumas madeiras armazenadas na sua casa já têm destino certo, mas Chico prefere aguardar o momento certo para iniciar o trabalho, pois sabe que se não for bem planejado poderá não sair como deseja. “Eu preciso me sentar na frente da madeira e conversar com ela para saber de que maneira eu vou começar a colar uma peça na outra, até porque depois de começar a cortar a madeira não tem como voltar atrás”, explica ele, sobre o planejamento de uma tábua de churrasco para um amigo, que lhe doou madeira e que pediu em troca a confecção de uma peça exclusiva.

Para conhecer melhor o trabalho do artesão e fazer encomendas, as redes sociais são aliadas. A maioria da produção pode ser acompanhada pelo facebook, através da página Oficina do Pancho, pelo Instagram: @OficinaDoPancho ou ainda pelo whatsapp (49) 99933-7100.