consultoria vsd

Xanxerê – Na sessão desta segunda-feira (05) – vereador Adriano De Martini apresentou ofício de renúncia do cargo de presidente a partir desta data.

O novo presidente da Casa passa a ser o vereador Lenoir Tiecher, abrindo uma vaga na mesa diretora no cargo de vice-presidente, que será eleito na próxima sessão do dia 07 de fevereiro.

Tiecher assumiu o mandato e permanecerá até o fim do mês de dezembro de 2018 e pretende trabalhar com a transparência e com a participação da comunidade. ”Em primeiro lugar queremos fazer uma gestão com muita transparência, oportunizando a participação da comunidade xanxerense participar da Câmara de Vereadores, como por exemplo a Tribuna Livre, onde a população participa, relata o problema do seu bairro, da sua comunidade. A Câmara tem o papel de fiscalizar e legislar e nós queremos ter esse diálogo com as pessoas, uma característica que faz parte do meu trabalho sempre que presidi o sindicato, dialogando com as pessoas, com os empresários, e agora, também com os vereadores, independente de ser oposição ou situação”.

Como presidente, Tiecher pretende fortalecer o diálogo com o Executivo para encontrar soluções para as demandas do município. “Vamos discutir com a Administração algumas formas de resolver os problemas do município, como por exemplo a situação da iluminação pública, ou como a aprovação ontem do remanejamento de valores da Câmara para zerar a fila de 1.150 mulheres que precisam fazer a mamografia. Também estamos discutindo um projeto que está chegando a esta Casa, para destinar no quartel dos Bombeiros um espaço para o SAMU, para que o município pode perder, dentro de 60 dias, um recurso destinado para este serviço de R$ 12 mil por mês. Tivemos uma reunião hoje para discutir com a secretaria de Esportes, para criar um programa pata atender as crianças com esporte e recreação no horário que não estiveram na escola”.

Ainda na área do esporte, o vereador acredita que o para-desporto merece uma atenção especial. “Nosso município possui muitas entidades que realizam um belo trabalho com as pessoas com necessidades especiais. Temos entidades que realizam um trabalho voluntário que se dependêssemos só do poder público não aconteceriam, então precisamos dar atenção ao para-desporto, que trouxe muitos títulos para o município”.

Alguns projetos que estão em andamento, o presidente acredita que podem ser melhorados. “Temos projetos muito bons que devemos dar continuidade e até melhorar, como o Câmara Jovem, talvez colocando mais turmas e abrindo para alunos da rede estadual. Quero discutir com a secretaria de Educação o trabalho feito com o cinema, criando atividades com a visita dos alunos na Câmara e com os filmes que iremos passar, inclusive filmes educativos”.

Sobre a área de geração de renda e emprego, Tiecher finaliza dizendo que pretende buscar incentivos para o desenvolvimento de novos distritos industriais e criação de incubadoras. “Eu já fiz esse debate na geração do emprego e renda, até porque eu venho do setor metal mecânico. Conheço bem esse setor e tenho cobrado a abertura de novos distritos industriais, para atender as micro e pequenas empresas, no modelo de incubadoras, que geram 50, 60, 70 empregos. Também quero conversar com o prefeito para encontrar algum incentivo para doação de terras para que desenvolvam áreas industriais, porque não é um terreno de 300 metros, mas sim de 5 mil, 10 mil metros. Em municípios vizinhos já existem essas políticas. Criar o condomínio industrial, porque o empresário precisa começar ontem, não pode ficar esperando para começar a produzir”.