consultoria vsd

Xanxerê – O Serviço Social da Indústria-Sesi, em parceria coma Federação da Indústria de Santa Catarina-Fiesc, realiza nesta quinta-feira (22) no Seville Park Hotel, um Workshop de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho e E-social.

De acordo com a palestrante, Migliane Reus de Mello, engenheira do trabalho do Sesi, líder técnica na implantação do e-social no Estado e representante de SC na implantação do e-social em âmbito nacional, o objetivo é repassar informações aos gestores sobre o novo sistema que está sendo implantado pelo Governo Federal. “O e-social é um sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, por meio do qual, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações obre o FGTS”.

Para Migliane, é importante que os gestores e os profissionais envolvidos saibam o que vai mudar e sobre a integração das diversas áreas. “Hoje as empresas já mandas informações relativas ao setor pessoal e contábeis, através de diversos canais. A ideia do governo é unificar, centralizar isso no ambiente nacional, através do e-social. O que vem de novo, que os gestores e profissionais de RH, da área contábil, fiscal, precisam saber é que as informações sobre saúde e segurança do trabalho. Haverá a interação dessas informações, principalmente com o financeiro, pagamento de algum tributo ou pagamento de algum adicional para o trabalhador. E isso vai gerar uma fiscalização ainda maior por parte da Receita Federal, vai aumentar a malha fina”.

Migliane relata que, em seus 14 anos de atuação na área, já encontrou empresas que pagam tributos desnecessários e outras que deveriam recolher e não fazem. Isso por falta de orientação e conhecimento.