consultoria vsd

O eleitor que tem interesse em ser mesário nas próximas eleições já pode se cadastrar no Portal do Eleitor. A convocação acontecerá de 6 de julho até 8 de agosto, mas quem quiser se inscrever voluntariamente pode fazê-lo a qualquer momento até o dia do pleito.

Mesária voluntária desde as eleições de 2012, Bianca Machado, engenheira sanitarista e ambiental da CASAN, afirma que “a eleição é a festa da democracia e quando a gente é mesário acaba sendo o anfitrião dessa festa, acolhendo as pessoas que vão votar”.

Nas últimas eleições, em 2016, trabalharam mais de 17 mil mesários voluntários. Neste ano, o número estimado de mesários necessários é de 65 mil pessoas, que irão abrir os trabalhos eleitorais, identificar e habilitar o eleitor para votar. De acordo com Kris Nereid, chefe da Seção de Orientação do Cadastro Eleitoral “sem mesários, as eleições não têm como ser realizadas. É de suma importância para a democracia o trabalho deles durante as eleições”.

O voluntário que trabalha como mesário tem os seguintes benefícios: goza de dois dias de folga para cada dia de trabalho na Justiça Eleitoral, as horas trabalhadas podem contar como atividade extracurricular em universidades conveniadas e ainda é critério de desempate em concursos públicos, quando previsto em edital.

Para se cadastrar, basta acessar o Portal do Eleitor e preencher os seus dados. No site, o voluntário tem acesso a informações relativas à convocação, datas de prováveis treinamentos e também encontra o guia do mesário, com instruções de como proceder no dia das eleições. (Ass.Com.)