consultoria vsd

Xanxerê – Aconteceu na manhã deste sábado (24) o I Fórum Municipal de Cultura, na Câmara de Vereadores, como parte das comemorações do 64º aniversário de Xanxerê.

O evento, além de marcar a abertura da semana do aniversário do município, é o primeiro passo para a construção do Plano Municipal de Cultura, uma exigência do Ministério da Cultura, que vai nortear as ações culturais nos próximos 10 anos em Xanxerê. Também foram apresentados os editais de linguagem e edital de intervenção da ExpoFemi. Esses editais definirão os valores do Fundo Municipal de Cultura que serão destinados para todos os segmentos culturais do município, inclusive os valores para a ExpoFemi.

O diretor municipal de Cultura, Diego Gonçalves, explicou como deverá ser construído o Plano Municipal. “O primeiro passo é a realização do Fórum, a ideia é que os artistas, as pessoas que trabalham com cultura, entendam como vai funcionar o Plano que será aplicado nos próximos 10 anos. Algumas coisas já foram levantadas nas reuniões setoriais no ano passado, e hoje vamos reforçar essas necessidades. A partir da elaboração do plano, as pessoas deverão criar seus projetos, que serão apresentados e avaliados pelo Conselho e então aprovados”.

O prefeito Avelino Menegolla ressaltou que houve mudanças na legislação e o município precisa se adequar às mudanças. “O município tem uma Lei de Incentivo à Cultura, mas o Ministério da Cultura mudou a prática dessa legislação e nós temos que nos enquadrar. Nós muitas vezes ficamos impedidos de implementar a cultura, não podemos fazer o repasse de recursos, a não ser que siga os trâmites legais. Por isso esse fórum vai ser importante para as pessoas saberem o que a legislação diz e nos orienta a fazer”.

A artista plástica e palestrante Roselaine Vinhas, especialista em Ensino a Arte, destacou que o município de Xanxerê já está adiantado na implementação de políticas públicas de culturas. “A palestra vai fazer um apanhado geral de políticas públicas nacionais e estaduais, e a política pública para os municípios para o avanço, estruturação e crescimento da área da Cultura no município. Xanxerê já está bem a frente com relação às políticas, em especial com o sistema municipal de cultura estabelecido por lei e neste aniversário de 64 anos do município a gente visualiza uma organização bem producente, no sentido que, com o Plano Municipal e Cultura, com diretrizes já estabelecidas, já foram identificadas algumas necessidades para poder traçar o planejamento para os 10 nas atividades culturais do município”.