consultoria vsd

Abelardo Luz- O prefeito Wilamir Cavassini se reuniu com o diretor da unidade da Aurora Alimentos (FAAL), Ricardo Frietzen, com o gerente de Avicultura da Cooperativa Alfa, Luiz Carlos Farias, e representantes das instituições bancárias e cooperativas de crédito para debater a implantação de novos aviários no município. O encontro realizado na última sexta-feira (02) aconteceu no Auditório do Centro de Ensino Superior (CESAB) e contou ainda com representantes da CDL, Epagri, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal de Agricultura e da imprensa local.

O objetivo foi traçar ações estratégicas em conjunto com os setores envolvidos para incentivar o desenvolvimento da avicultura como viabilidade econômica para aumento e geração de receita, emprego e renda. Além disso, a meta é aumentar a capacidade de produção de frangos na região para abastecer a unidade frigorifica, que hoje funciona com matéria prima, vinda, em sua maioria, de outros municípios.

“Reunimos as lideranças e as instituições bancárias para que viessem explanar as vantagens e as dificuldades de termos mais aviários em nosso município. Temos aqui uma grande empresa, um abatedouro, mas não temos a produção toda aqui, precisando trazer frango de outras regiões distantes”, ressaltou o prefeito Wilamir Cavassini, dizendo que a meta é incentivar a construção de até 100 aviários nos próximos anos, com no mínimo 10 ainda em 2018.

“Os novos aviários estão entre as alternativas que estão sendo viabilizadas pela Administração, não somente para aumentar o movimento econômico do município, mas principalmente para levar mais uma fonte de renda às propriedades. O planejamento agora é identificar os produtores interessados, os investimentos e as possíveis linhas de crédito. É um início que estamos fazendo e temos a certeza que vamos colher os frutos que esperamos e que precisamos para Abelardo Luz”, enfatizou Cassavini.

Número de aviários integrados

O gerente de Avicultura da Cooperativa Alfa, Luiz Carlos Farias, ressaltou que Abelardo Luz tem capacidade e condições favoráveis para aumentar o número de aviários no município que hoje é de 16 produtores integrados. “Quem tiver interesse em fazer aviário deve procurar a Cooper alfa, devendo ser sócio da cooperativa. Após feita a solicitação a gente encaminha o nosso corpo técnico para fazer uma visita na propriedade e verificar se existe possibilidade de construção técnica e viabilidade econômica”, explicou.

Segundo Farias, a construção de novos aviários mais próximo da unidade vai resolver a grande dificuldade local que é a questão de logística do transporte. “Hoje os caminhões têm que andar muito e tem algumas perdas no transporte, com um pouco mais de mortalidade, porém nada agravante. Mas se colocarmos mais aviários vai facilitar o processo de logística de buscar os frangos”, frisou.

Aurora Abelardo Luz

De acordo com o gerente do Frigorífico Aurora de Abelardo Luz (FAAL), Ricardo Frietzen, a unidade está operando com 100% da sua capacidade, abatendo 135 mil frangos/dia e empregando 1,4 mil funcionários, sendo 76% da mão de obra residente no próprio município. “Hoje exportamos 40% da produção para o Oriente Médio, África, Hong Kong, Rússia e Japão. São esses os mercados chefes desta unidade industrial”, ressaltou.