consultoria vsd

Xanxerê– O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Xanxerê foi entregue à comunidade na manhã desta sexta-feira (09). O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Morateli, explicou que a entrega do projeto representa uma resposta mais rápida para a população da Região. “Logo todos os CIGERDs serão entregues e o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Florianópolis finalizado, assim uma verdadeira rede de proteção e defesa civil estará a disposição dos catarinenses”, comentou.

De acordo com Moratelli, o CIGERD é muito mais que uma ferramenta de gestão. “Mapeamos o território catarinense e constatamos que teríamos que melhorar a Defesa Civil criando procedimentos nos municípios. O Centro converge em um local de debate em época de normalidade, e em situações de crise, o local onde as decisões serão tomadas”.

A estrutura possui cerca de 160 metros quadrados e foi construída com nove módulos de ferro galvanizado. O CIGERD é autossuficiente capaz de permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total foram investidos cerca de R$ 853.082,57.  O projeto foi colocado em prática graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Prefeitura de Xanxerê que cedeu o terreno.

Para o coordenador regional de Defesa Civil, Luciano Peri, o Centro regional busca justamente integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios abrangentes. “Com isso podemos melhorar e preparar as cidades para o enfrentamento das situações de crise”, disse Peri.

O Centro Regional é parte de um projeto inovador onde referencias internacionais em funcionalidade foram utilizadas para que exista praticidade na construção de uma defesa civil assertiva. Para a elaboração do conceito foram utilizadas referencias adquiridas através de trocas de experiências com outros países, a exemplo do Japão.

O CIGERD Regional de Xanxerê atende os 20 municípios das Associações dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e dos Municípios do Noroeste Catarinense (AMNOROESTE) São eles: Abelardo Luz, Bom Jesus, Coronel Martins, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipuaçu, Jupiá, Lajeado Grande, Marema, Novo Horizonte, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Bernardino, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do CIGERD Regional de Lages, todos serão interligados com a base em Florianópolis. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.