Portal Garagem – Em breve

 

Faz quase um mês que as aulas começaram, mas nunca é tarde para termos mais idéias para os lanches dos nossos filhos, não é mesmo? Algumas escolas adicionam o valor do lanche junto à mensalidade para que o lanche seja todo igual aos alunos, principalmente no caso das turmas do maternal. Porém, no caso de crianças com restrições alimentares, os pais precisam enviar o lanche para que seja realmente seguro.

Na escola onde os gêmeos estudam, o lanche é todo igual para as turmas abaixo de cinco anos, mas por causa da doença Celíaca, eu envio o lanche desde o primeiro dia de aula. Hoje vou dar algumas idéias de alimentos que sejam saudáveis e práticos. Todos sem glúten e sem leite. Vamos às opções:

– Sanduíche natural com frango, tomate e cenoura. Utilize um pão integral de verdade e caseiro para adicionar nutrientes ao lanche!

– Milho na espiga. As crianças adoram e é natural!

– Mingau com maçã picada, aveia e coco ralado sem açúcar. A maçã é doce o suficiente para ficar saboroso. É uma ótima opção para o inverno.

– Ovos mexidos com cúrcuma. Por aqui, meninos gostam muito e é rapidinho de fazer!

– Torta salgada. É uma opção que você pode fazer e congelar os pedaços prontos. Fica prático, mas prefira farinhas saudáveis e integrais. A LaEmilia tem uma torta salgada saborosa e cheia de nutrientes!

 

 

 

 

– Bolinhos de banana, cenoura, laranja, cacau 100%, limão. São opções que as crianças adoram e podem muito bem servir como lanche tanto da manhã quanto da tarde. Sempre prefira os bolos que vão pouco ou nada de açúcar, mas que podem ser cheios de sabor!

 

 

 

 

– Pão de “queijo” saudável. Existem várias formas de se fazer o tradicional pão de queijo com menos gorduras e carboidratos simples. Por aqui temos uma receita que muitas pessoas nem acreditam ser sem queijo e que faz muito sucesso.

– Biscoitos caseiros. É também uma opção que pode ser congelada por um período de até três meses, sendo muito prático para as mamães. Fuja dos industrializados e com nomes de ingredientes que você não conhece.

 

 

 

 

 

– Creme de batata baroa ou ervilha. A criança não é acostumada com doce ou você quer uma opção mais aconchegante para o inverno. Faça cremes de batata baroa ou ervilha. São rápidos de fazer e ficam deliciosos.

– Granola caseira. Outra opção que pode ser feita em maiores quantidade e acondicionada para vários lanches é a granola. Pode ser feita com aveia, nuts, alguns tipos de frutas secas mais saborosas como o cranberry e a tâmara.

– Frutas variadas. No caso das frutas vale mandar da forma como a criança gosta mais de se alimentar. As opções como maçã e pêra podem ser enviadas inteiras, já melão, mamão, melancia pode ser cortada em pedaços. Para as crianças que não gostam muito de frutas, é interessante brincar com os formatos. Hoje em dia existem cortadores próprios para frutas e normalmente as crianças comem sem nem pensar muito.

As opções para lanches na escola são muitas. Algumas são mais práticas e outras nem tanto, mas podem ser feitas em mais quantidades e congeladas. É importante sempre priorizar a alimentação natural, sem aditivos químicos, conservantes e aquelas que não são cheias de açúcar. As crianças não precisam de açúcar em grandes quantidades e podem aprender que existem opções saborosas e que são saudáveis.

A LaEmília tem várias opções para quem não tem tempo de fazer em casa e pode ser uma idéia saudável para garantir a saúde das crianças.