consultoria vsd

Nesta terça (20) acontece o dia D de mobilização e, por isso, não haverá aula nas escolas municipais. Cemeis, o atendimento é normal

Xanxerê- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017 e define que todos os alunos têm o direito de aprender e será referência para a (re)elaboração dos currículos em todas as redes e escolas do país. Assim, a Secretaria Municipal de Educação fará nesta terça-feira (20), o Dia D de mobilização e discussão, não havendo aula nas escolas municipais. Nos Cemeis, as atividades seguem normalmente.

De acordo com a secretária Claudia Fávero, o município estará engajado neste dia, quando os alunos da rede municipal e estadual de educação serão dispensados de suas aulas. “A intenção é fazer com que as equipes técnicas, gestores, professores, pais e alunos possam ter a oportunidade de conhecer a BNCC, bem como tomar ciência da importância da mesma para a educação do país e por consequência, do município”, comenta.

A orientação da Secretaria Municipal de Educação é que os gestores em cada unidade de ensino, coordenem o dia de mobilização e discussão da Base, seguindo um cronograma já estabelecido e repassado aos mesmos. Outra orientação dada foi que os gestores procurem envolver os pais neste dia de estudo, com olhar especial para os participantes dos Conselho escolares e APPs.

Sobre a BNCC

Sendo a BNCC o documento máster que norteará a educação, contendo cerca de 60% dos conteúdos que deverão ser ofertados aos alunos em todo o território nacional, respeitando a equidade, deixa como possibilidade que os Estados e municípios complementem seus currículos escolares, com conteúdos regionais e municipais em 40%. “Fica o convite para que todos se envolvam neste dia de estudo. Ressaltamos  que durante todo o ano haverá a necessidade de continuidade dos estudos para os devidos ajustes ao currículo”, reforça a secretária.