consultoria vsd

Abelardo Luz- O município de Abelardo Luz iniciou o processo de retomada do imóvel e bens públicos do Frigorífico de Peixes, que foram doados à Cooperativa de Produção, Industrialização e Comercialização Edson Adão Lins (Coopeal), através da Lei Municipal nº 1882/2009. A Unidade Frigorífica de Pescados está localizada no km 19, da SC-155, na saída para Xanxerê, mas está desativada há mais de dois anos.

Uma comissão especial do Patrimônio Municipal, nomeada pelo prefeito Wilamir Cavassini, esteve no local na segunda-feira (19), para fazer a análise e o levantamento físico de todo o patrimônio público que foi destinado à Unidade Frigorífica de Pescados desde sua implantação em 2009.

O objetivo da comissão especial é averiguar a situação atual do imóvel que foi construído e equipado com aporte de recursos públicos do Governo Federal e contrapartida do município. Segundo a Comissão de Patrimônio, a cooperativa, que administrava a unidade, deixou de cumprir com os encargos provenientes da doação prevista na legislação e, por esse motivo, o município está pedindo a devolução do imóvel.

“A intenção do município é pegar de volta esse frigorifico e procurar gerir de uma maneira diferente a administração, fazendo talvez uma parceria público-privada. E se pegar de volta precisamos saber realmente como está a situação do imóvel e dos equipamentos que lá se encontram”, destaca o presidente da Comissão, Orli Paz.

A comissão de Patrimônio foi nomeada pelo Decreto Municipal nº 132/2018, tendo como presidente Orli Geraldo Paz, e os membros Alexandre Ricardo Passero (engenheiro civil) e Ana Carolina Baptista (fiscal de obras e posturas). Além dos integrantes da comissão, acompanharam a visita “in loco” membros da diretoria da Coopeal, representantes do Cartório de Registro de Imóveis e demais servidores públicos.

De acordo com o presidente da Comissão, a primeira situação verificada é a depredação do patrimônio público, causado principalmente por atos de vandalismo, com portas arrombadas, furto de fios elétricos e de alguns móveis, entre outros danos.

“Após a visita as portas serão lacradas e colocados cadeados nos portões para evitar novamente a ação de vândalos. Até estamos cogitando fazer o monitoramento com câmeras de segurança para que não volte a acontecer o que já aconteceu”, salienta Orli.

Providências

As fotos, dados e informações coletadas durante a visita da comissão farão parte de um relatório que será apresentado ao prefeito para que se tome as devidas providências sobre o destino do empreendimento. A comunidade interessada também terá acesso ao documento que deve ser finalizado ainda esta semana.

“Se não foram atingidos os objetivos daquilo que estava previsto na legislação, o município tem que tomar algumas providências. E uma das providências, como tem dinheiro público envolvido, é chamar para si a responsabilidade e tentar pôr em funcionamento, para fazer aquilo que realmente foi projetado”, ressalta o presidente da Comissão Especial de Patrimônio Público.