consultoria vsd

Xanxerê – O setor do agronegócio da ExpoFemi 2018 que acontece de 28 de abril a 6 de maio, contará com atividades diferenciadas nesta edição da feira. Uma das novidades é a Mostra de Gado Regional que acontece no primeiro final de semana. Cerca de 100 animais da raça Jersey e Holandesa farão parte da mostra que prevê provas morfológicas e negociações.

Segundo o coordenador da Comissão da Agricultura e presidente da Associação dos Criadores de Bovinos de Xanxerê, Vitacir Rossignol, o objetivo é fortalecer a agricultura da região. “Queremos fortalecer principalmente pequenos e médios produtores da nossa região. Já temos confirmados os municípios de Vargeão, Abelardo Luz, Marema, Xanxerê e São Domingos”, explica.

Outra novidade é o Julgamento da Raça Holandesa Jovem do Circuito Nacional. “Nós conseguimos trazer para Xanxerê o circuito que acontece entre todos os Estados do Brasil e a novilha que ficar campeã em Xanxerê poderá ser escolhida como a melhor do Brasil”, explica  Jeferson Picolli, vice-presidente da Associação dos Criadores de Bovinos de Xanxerê que é coorganizadora da ExpoFemi2018.

A agricultura é uma das principais atividades que movimenta a economia dos municípios da região. Os maiores produtores de leite do Estado estão concentrados na região Oeste. “Fortalecendo a agricultura e a pecuária, fortalecemos também os municípios. Tanto a agricultura familiar quanto a extensiva são atividades importantes para a nossa região. A Associação enquanto coorganizadora da ExpoFemi tem o objetivo de fortalecer ainda mais esta atividade”, salienta Jeferson.

A programação ainda contempla a Mostra e Julgamento de Gados Registrados de Leite e de Corte, Torneio Leiteiro, Leilão de Gado Geral e Julgamento Morfológico da Raça Crioula. Ao todo, passarão pelo Parque de Exposições cerca de mil animais.

Leilão

A Associação dos Criadores de Bovinos de Xanxerê realiza tradicionalmente um dos maiores leilões de gado geral do Estado. São considerados os preços e ainda a qualidade dos animais. Durante a ExpoFemi 2018 cerca de 300 a 400 animais participarão do Leilão que acontece na sexta-feira, 04, às 20h. O evento acontece no Pavilhão de Remates Udo Ary Callfass, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi.