consultoria vsd

Xanxerê- A 1ªCopa Xanxerê – Futebol de base – nas categorias sub 12, sub 14 e sub 16, que aconteceu no último fim de semana, no estádio do Tabajara, reuniu atletas da região, além do Rio Grande do Sul, com o registro de 14 jogos. O evento ainda contou com a presença do ex-jogador Marco Antônio Garcia Alves, meia atacante da seleção brasileira de 63 e tetracampeão pelo Cruzeiro Esporte Clube, de Minas Gerais, que teve a função de captador de novos talentos da modalidade.

Na avaliação do professor Severino Pedro Tonial, organizador do evento e responsável pelas categorias de base do Tabajara, Centro de Formação de Atletas (CFA) Tonial, o evento que teve a participação de três equipes nas categorias sub 12 e sub 14, e mais quatro na sub 16, saiu exatamente como planejado, com boa aceitação.

O artilheiro da competição, o atleta João Pedro Berto, que já representou o Brasil na França, em um torneio mundial interclubes, na categoria sub 13-  quando ainda morava em Curitiba- e que agora joga pelo Tabajara, é um dos grandes destaques para o professor Tonial. João Pedro é natural de Brotas, São Paulo, última cidade em que ele morou e treinou em escolinhas, antes de vir para Xanxerê. Agora atleta do CFA Tonial, que possui franquia do Cruzeiro, categoria sub 16, João Pedro faz planos de conseguir visibilidade para fazer parte de um time maior. “Quem sabe um time que tenha profissional ou semiprofissional!”, almeja.

O empresário Valdir Corso, proprietário da Corsagro, patrocinadora da escolinha, considera a formação dos jovens atletas algo muito positivo, pois significa investir na formação de verdadeiros cidadãos.  “É isso que queremos, e é por isso que ajudamos, muitas vezes, não é somente com o intuito de que vá sair um jogador de futebol daqui, mas, principalmente, para a formação do cidadão, para que essa pessoa tenha educação, boa conduta e que siga uma doutrina social”.

Para Corso, é através do esporte que muitos jovens podem conquistar essa formação. “É preciso dar ocupação para a criança e o adolescente, seja na sala de aula ou através do esporte. E, eu vejo como uma virtude as pessoas poderem praticar o esporte, por ser saúde e também educação. Mas se por ventura, nesse contexto, e através dessa escola, se sair algum atleta que possa ser profissional algum dia, por quê não? Então me sinto muito feliz por colaborar com alguma coisa para a formação dessa pessoa”.

Confira os resultados da 1ª Copa Xanxerê

Sub 12
Benfica (RS) – Campeão
Cruzeiro –  vice-campeão
Serrano (Aldeia indígena) 3º colocado
Goleador – Benfica 4 gols
Goleiro menos vazado – Benfica
Destaque – Benfica

Sub 14
Benfica – Campeão
Cruzeiro – vice-campeão
Serrano – 3º colocado
Goleador – Benfica
Goleiro menos vazado – Benfica
Destaque – Benfica

Sub 16
Cruzeiro – Campeão
Serrano – vice-campeã
Real Sufiatti – 3º colocado
Benfica – 4º colocado
Goleador – Cruzeiro
Goleiro menos vazado – Cruzeiro
Destaque – Cruzeiro