consultoria vsd

Ponte Serrada- O lançamento do projeto Uso Racional de Medicamentos, da Secretaria Municipal Saúde, idealizado através de profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Sistema Hórus, aconteceu na tarde da última sexta-feira (25), no Centro de Convivências dos Idosos de Ponte Serrada.

“O projeto desenvolvido tem como objetivo reduzir o alto consumo de medicamentos e conscientizar os usuários do SUS quanto a utilização correta, além de incentivar a devolução dos medicamentos não utilizados reduzindo custos e beneficiando mais usuários, e orientar quanto ao armazenamento e entrega correta”, explicou a farmacêutica Juliana Foresti.

“A iniciativa da criação do projeto se deu pelo alto consumo de medicamentos pelos nossos usuários da atenção básica de saúde, levando em consideração a nossa preocupação do uso correto”, comentou a secretária Adriana Pavelski.

Caixas com o slogan do projeto foram distribuídas nas unidades de saúde do município incentivando o recolhimento de medicamentos que não estão sendo usados pelos usuários. Sacolas personalizadas também serão distribuídas.   “Todos os medicamentos recolhidos passarão por um processo de triagem para o melhor aproveitamento”, explicou Juliana Foresti.

No dia 05 de maio, próximo sábado, é Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento.  A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação.  O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.