consultoria vsd

Com início nesta segunda-feira (14), o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, e o Exército Brasileiro, participam do “Simulado Integrado de Resposta a Desastres”, ação que se estenderá até sexta-feira, dia 18. Também integram o exercício a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, defesas civis municipais e Samu. As atividades serão realizadas nos municípios de Blumenau, Pomerode, Gaspar e Itajaí. O principal objetivo é a capacitação dos profissionais e integração das mais diferentes esferas do governo.

Atualmente, Santa Catarina é referência em estrutura e política de proteção e defesa civil. Com isso a sintonia entre os órgãos que atuam em situações de crise é de fundamental importância. Ainda, Santa Catarina é o estado que apresenta a maior variação climática do País e da mesma forma o histórico de ocorrências demonstra que os catarinenses devem estar preparados.

Para isso, durante o exercício será colocado em atividade e testado na prática o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD) de Florianópolis, que ao final, no dia 18 de maio, será entregue à comunidade catarinense. Junto a ele as regionais de Blumenau e Itajaí também estarão em atividade sendo a ponte entre os municípios e o Centro Integrado de Operações.

A Defesa Civil do Estado destaca que no CIGERD todos os órgãos públicos do Estado e federais estão representados. Desta forma unificando as ações e resultando em uma resposta mais rápida à população.

A operação também contará com a atuação de todos os integrantes dos Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), acionados nas cidades sede.

O coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, convida a imprensa para na sexta-feira, às 14 horas, realizar a cobertura da solenidade de inauguração do Centro Estadual de Gestão de Riscos e Desastres, no CIGERD Xanxerê, via vídeo conferência.

Foto: Divulgação