consultoria vsd

Xanxerê – A segunda-feira (21) iniciou com uma mobilização no trânsito e nas escolas públicas e privadas do município, como parte da campanha denominada Maio Amarelo, que consiste na conscientização da população sobre os cuidados no trânsito.

O Maio Amarelo é uma iniciativa mundial da Organização das Nações Unidas-ONU que visa alertar as pessoas sobre a necessidade de um trânsito mais seguro e menos violento. O brasil aderiu a esta campanha em virtude dos números elevados de acidentes, principalmente com mortes, que ocorrem tanto em rodovias como no perímetro urbano dos municípios.

Em Xanxerê, a campanha iniciou nesta segunda-feira com uma blitz na rua Coronel Passos Maia, em que os condutores de veículos (carros e motos) eram abordados pela Polícia Militar para serem conscientizados sobre os limites de velocidade, o uso do cinto de segurança, transporte de crianças no banco traseiro e a noções sobre direção defensiva. Paralelo a esta ação, o Departamento Municipal de Trânsito-Demut, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizará palestras nas escolas da rede pública e privada.

O Comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Vilte dos Santos, explicou que o trânsito é feito de pessoas, e por esse motivo é necessário desenvolver atividades que auxiliem na reeducação das regras de trânsito. “Aderimos esta campanha para que as crianças não virem apenas estatísticas e sim possam ganhar destaque na educação. É necessário darmos uma atenção maior para os acontecimentos do trânsito”.

A coordenadora do Demut, Clarice Beatriz Serena, destacou que é mais uma ação que o município abraça para buscar melhorias no trânsito local. “Em setembro temos uma campanha em virtude da Semana Nacional do Trânsito, essa já está no calendário e agora temos mais o mês de maio, que vamos fazer todos os anos, pois o número de acidentes de trânsito é elevado”.

Participam da Campanha a Polícia Militar, A Polícia Civil (Ciretran), o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura Municipal, o Conselho Municipal de Trânsito, além das escolas da rede pública e privada. As blitz e as palestras seguem até sexta-feira.