consultoria vsd

Florianópolis – O painel “Presidenciáveis” do Congresso de Prefeitos da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) apresentou sete pré-candidatos à Presidência da República na manhã de ontem (13), no CentroSul, em Florianópolis. Participaram Aldo Rebelo (Solidariedade), Ciro Gomes (PDT), Flavio Rocha (PRB), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e João Goulart Filho (PPL). Dos confirmados, apenas Álvaro Dias (Podemos) cancelou a participação em função de agenda do Senado. Representando o Partido dos Trabalhadores (PT), o secretário nacional Emídio de Souza, fez a leitura de uma carta representando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato pelo partido.

O convite para o painel foi endereçado a todos os partidos. Os convidados são os nomes cotados à disputa eleitoral, com base em apontamento do Ibope. Cada um teve 30 minutos para apresentar suas ideias, antecipadamente pautados pela Fecam com os temas Pacto Federativo e as reformas tributárias; investimentos em infraestrutura, tecnologia e inovação; ampliação e manutenção dos serviços nas áreas de saúde e educação.

Ao fim do Congresso de Prefeitos, com o compartilhamento das necessidades das gestões municipais catarinenses, a Fecam entregará aos pré-candidatos uma carta compromisso com SC. Essas demandas foram levantadas durante a Conversa de Prefeitos, um dos eixos temáticos do evento.

O presidente da Fecam e prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, destacou a presença dos pré-candidatos como fato marcante na agenda catarinense neste segundo semestre, bem como a importância dos prefeitos (as), vices, secretários (as) e gestores (as) em ouvir o que pensam os postulantes. “Sem um municipalismo forte não tem Brasil forte”, complementou. Além do foco na participação dos gestores municipais, a programação do Congresso foi aberta ao público.

O Congresso de Prefeitos encerrou-se nesta quinta-feira (14) ao meio-dia, no CentroSul, em Florianópolis. Em três dias, o evento superou a expectativa de público com mais de 2.300 pessoas, com 220 prefeitos catarinenses inscritos. A programação envolve mais de 110 palestras e atividades divididas em três eixos de debate que são Cidades Inteligentes, Gestão Eficiente e Conversa de Prefeitos com tema geral “Cidades para pessoas e soluções para municípios”.

Fotos: (Crédito Diego Redel/ Fernando Tubbs)